Visite o Arquipélago de Tinharé e usufrua das belezas, badalações ou tranquilidade de suas praias


Arquipélago de Tinharé  possui 26 ilhas e abriga os destinos mais desejados dos turistas para as praias de Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré, caminhos certos para quem procura sol e praia, apenas 173 km de Salvador por via terrestre e 60 km por via náutica. As ilhas sempre contam com programação especial durante feriados e finais de semana.

Praia de Morro de São Paulo em foto divulgação de Elton Andrade)

Com a proximidade do verão as ilhas do Arquipélago de Tinharé, pertencente ao município de Cairu, se preparam para receber turistas da Bahia e de diversas partes do Brasil e exterior. A perspectiva da secretaria de turismo é de atingir 95% de ocupação nas quatro ilhas.

O município possui mais de 400 km2 de belezas naturais. O arquipélago reúne 26 ilhas. É de lá que estão algumas das praias mais procuradas do Baixo Sul: Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré são destinos de nativos e turistas em curtas e longas temporadas.

Boipeba em foto divulgação de Karlo Dias

Entre os atrativos região, além das águas claras e mornas, estão as belas paisagens, esportes radicais, visitação as baleias, manguezais, trilhas e o turismo histórico na sede Cairu. Morro de São Paulo, é também um lugar com vida noturna movimentada o Bar e Dance Club Toca do Morcego e a boate Pulsar são as opções de diversão para os visitantes, não é por acaso que  Morro é o terceiro destino turístico e recebe aproximadamente 350 mil turistas por ano. Do total 85% de turistas ficam em Morro, 15% vão para as outras praias da região, como Boipeba e Moreré.

Pôr do Sol da Gamboa do Morro em foto divulgação de Elton Andrade

Como chegar no Arquipélago de Tinharé:

Partindo de Salvador existem várias opções: Se for de carro, a melhor opção é utilizar o sistema ferry-boat “Salvador – Bom Despacho”, na Ilha de Itaparica, de onde é possível seguir pela rodovia BA-001, passando por Nazaré das Farinhas, até a cidade de Valença, por 105 km. Chegando a Valença existem barcos e lanchas rápidas que saem a cada uma hora. O trajeto pode durar de 30min a 1h30 mim.

Outra opção é seguir de Salvador direto para Morro, por via marítima. Em frente ao Mercado Modelo, saem vários catamarãs. A viagem é feita beirando a costa e dura em média 2h30. Existe ainda a possibilidade de fazer o trajeto semi terrestre, ou seja, metade por mar, metade por terra. A viagem dura 2h30, com três baldeações. Existem barcos particulares que fazem a linha de Morro para Boipeba, Garapuá, Moreré e Cairu.

Para os que querem uma viagem mais rápida e panorâmica, a opção é via aérea. Existem vôos diretos fretados que saem do Aeroporto para Morro de São Paulo e para Boipeba. A duração da viagem é de aproximadamente 30min. Apenas duas empresas operam no trajeto, por isso vale à pena fazer a reserva antecipadamente. Para os turistas que saem de São Paulo, a empresa Azul opera um voo semanal Campinas Valença, com chegadas e saídas apenas às quintas-feiras.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.