Conceição do Coité: Show gratuito do grupo Som do Sisal


Após intercâmbio no México, o grupo Som do Sisal se apresentará no Teatro Santo Antônio, em Conceição do Coité, com entrada gratuita, neste sábado, 9 de setembro.

Depois de quase quinze dias em intercâmbio no México, o grupo Som do Sisal apresentará o mesmo espetáculo de lançamento do CD “Sons do Sisal” em Conceição do Coité, na Bahia. O concerto acontece no próximo sábado (09), no Teatro Santo Antônio, com entrada gratuita. O evento é uma atividade do Intercâmbio Cultural Complementar do edital de Mobilidade Artística, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

A turnê do grupo Som do Sisal no México aconteceu no período de 29 de julho a 10 de agosto e pode ser conferida através de vídeos e fotos na página do grupo, no Facebook por meio do link: https://www.facebook.com/osomdosisal. A violinha de sisal, que já passou pelas mãos do cantor Saulo Fernandes e do instrumentista Armandinho Macêdo, soou na Península de Yucatan, no México, região e país de onde foram trazidas para o Brasil as primeiras mudas da planta Agave Sisalana.

O Som do Sisal – Criado em 2012, o grupo de jovens liderados pelo maestro Josevaldo iniciou o desenvolvimento de um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura da região sisaleira. O projeto foi inspirado na violinha de buriti, encontrado no parque do Jalapão, no Tocantins. A partir disso deu início a construção de instrumentos musicais com a madeira do sisal e a criação do projeto O SOM DO SISAL. De lá pra cá, o grupo já foi reconhecido com um prêmio nacional (Prêmios Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2017) e outro prêmio estadual (Concurso Ideias Inovadoras 2015 – FAPESB).

Uma inovação que traz significado e valor simbólico ao território de identidade, onde a economia sempre foi baseada na cultura do sisal. Sustentável, socioeconômica e cultural, a proposta criativa utiliza os resíduos da cadeia produtiva do sisal e transforma em instrumentos musicais a madeira gerada a partir do escape floral da planta. A criação da Violinha de Sisal possibilitou também oficinas de música, com iniciação musical e oficinas de luteria em cidades da região. O processo formativo culmina no palco, com as apresentações artísticas dos jovens. O projeto desenvolveu-se a partir de intercâmbios, como a ida do grupo ao lugar de origem da ideia e pela contribuição do experiente luthier paulista, Fernando Sardo.

Show Sons do Sisal
Local: Teatro Santo Antônio – Conceição do Coité
Data: Sábado (9)
Horário: a partir de 20h
Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.