Ainda com uma representatividade menor que a desejada nas jam sessions baianas, as mulheres instrumentistas organizaram um contra-ataque e vão invadir a JAM no MAM no próximo sábado, dia 2 de setembro, abrindo a programação musical da noite com uma banda formada apenas pelas “minas do MAM”!
O grupo formado por talentosas musicistas foi criado especialmente para essa apresentação, abrindo espaço para que muito mais garotas se sintam motivadas a tocar em projetos da cidade onde a presença de músicos do sexo masculino ainda é majoritária. A atual temporada da JAM no MAM tem patrocínio da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia, e apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O grupo foi organizado pela baterista Lorena Martins, que depois de tocar algumas vezes na JAM no MAM foi instigada por Ivan Huol (diretor artístico da JAM) e Cacilda Povoas (produtora) a trazer mais mulheres para o palco. Desafio aceito, Lorena arregimentou mais seis amigas para tocar nessa noite especial – e rara – onde as instrumentistas comandarão a abertura da noite, às 18h. Além de Lorena na bateria, a banda será formada por Aline Falcão (teclado), Dani Mota (percussão), Jessica Kaline (guitarra), Berta Pitanga (flauta transversal), Gabriela Wara (oboé) e Elaine Batista (baixo). Juntas tocarão um repertório que passeia por diversos estilos, com composições autorais e músicas de Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Adson Sodré, Tom Jobim e Miles Davis.
Considerando-se “público frequente” da JAM, Lorena admite que demorou até tomar coragem para começar a tocar nas jam sessions do projeto. Mas depois que a barreira da insegurança foi quebrada, sua presença no palco da JAM tem sido cada vez mais frequente – e incentivada pelos músicos da banda Geleia Solar, que toca todas as semanas da JAM no MAM. “Pra mim lá é um lugar de aprendizado; gosto muito de ouvir, mas a prática de tocar em conjunto é muito importante também”, admite a baterista, revelando um dos motivos pelo qual está organizando a “invasão” do próximo sábado. E apesar de terem sido escaladas para fazer a abertura da noite, as convidadas entrarão também no clima de jam session e tocarão ao lado da Geleia Solar, que assumirá a programação musical em seguida.
JAM NO MAM
Aos sábados
Dias: 2/09; 9/09; 16/09; 23/09;30/09
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).
Leia Mais:https://oquefazernabahia.com/2017/08/23/jazz-mar-e-por-do-sol-no-museu-de-arte-moderna-por-8-e-4-reais/