Lauro de Freitas comemora aniversário do Cine Teatro com programação especial


O espaço em foto divulgação de Alex Oliveira

Com uma vasta programação gratuita como espetáculos de dança e teatro, oficina e intervenções artísticas o Cine Teatro Lauro de Freitas comemora seus 34 anos entre 21 e 25 de agosto.

Para celebrar uma idade nova, nada melhor que uma semana de muita dança e teatro. Entre os dias 21 e 25 de agosto, o Cine Teatro Lauro de Freitas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – comemora seus 34 anos com uma programação gratuita que representa aquilo que o constitui: a difusão das artes e o diálogo permanente com as culturas locais e globais.

 Na segunda-feira (21), às 18h, acontece o ato solene. Para a abertura, o artista Duzinho Nery, juntamente com o grupo Távola, apresenta na área externa do espaço a intervenção Artérias – O Caminho dos Pecados. Na sala principal, é exibido o vídeo Eu nasci há 34 anos atrás, produzido por Tobe Veloso em uma homenagem ao espaço cultural e a todos os artistas de Lauro de Freitas. O título do vídeo é uma referência à canção “Eu nasci há 10 mil anos atrás”, de Raul Seixas.

 Na sequência, serão apresentadas pequenas mostras e apresentações. Para começar, o Balé do TCA encena DAN, que propõe uma reflexão sobre a dualidade no mundo. A oficina Recontando apresenta diversos contos da mitologia africana e indígena. Enquanto que o grupo Criando Asas traz o resultado de seu trabalho com o teatro do oprimido. Já o grupo Invicta faz uma reflexão sobre a mulher e sua história através do teatro, como forma de resistência a todo tipo de opressão. E a dança fecha a noite com as apresentações do grupo O Corpo em Movimento na 3ª Idade e a Mostra Lauro + Dança.

 Na terça-feira (22), às 10h e às 15h, o Cine Teatro Lauro de Freitas recebe o espetáculo Edu e Cação para além das Cabeças Quadradas, uma peça que fala do ambiente escolar, cuja temática é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particulares, além de instituições e associações educativas.

O teatro de animação é a programação da quarta-feira (23). De Ponta Cabeça – Baobá é um espetáculo que tem elementos da cultura popular, que conta a história africana da árvore de cabeça para baixo pelo criador do mundo, a Baobá. A apresentação acontece às 15h.

 O Candelabro se apresenta na quinta-feira (24), às 19h, provocando o público a uma reflexão sobre a crueldade dos atos de violência, que vitimam milhares de mulheres. A peça se divide em lapsos de memória que marcam a vida de Maria Aurora, abordando os seus conflitos e o seu sofrimento, mostrando como em uma atitude transgressora ela consegue ser a sua própria luz, isso de maneira, forte, tocante, poética e sublime.

Para finalizar as comemorações, sob a direção de Armindo Pinto o espetáculo teatral África em Nós aborda a vinda de homens e mulheres da África como escravos, sua resistência e luta.  Tudo isso em um paralelo com o século XXI, em que a violência e o racismo resistem e persistem, de forma velada ou explicita. Com criação poética coletiva e movimentos corporais. O espetáculo acontece na sexta-feira, às 19h.

Sobre o espaço cultural – Inaugurado em 18 de agosto de 1983, o Cine Teatro Lauro de Freitas é voltado para a formação e ampliação da fruição cultural, além do incentivo à difusão de manifestações artístico-culturais. Dessa maneira, o espaço cultural contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a baiana.  Considera a cultura essencial à construção da identidade de uma comunidade e um meio eficaz na promoção da cidadania. Em seu palco já passaram artistas de renome nacional: Orquestra Sinfônica da Bahia, Quinteto Violado, Banda de Pífanos de Bendegó, Balé do Teatro Castro Alves, Batatinha, Riachão, Edil Pacheco, Lazzo Matumbi, Zelito Miranda, Xangai, Bule Bule, Margareth Meneses e tantos outros.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.