As festas religiosas sempre atraem inúmeros turistas, vindos de todas as partes do país e exterior. E o mês de agosto pode ser um dos meses escolhidos para visitantes, que apreciam o turismo religioso e locais com paisagens beneficiadas pela natureza, porque acontecem celebrações católicas na capital e no interior do estado.
São cinco celebrações e uma romaria: celebração para Irmã Dulce, em Salvador, no dia 13; a Romaria do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, dia 6;a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, entre o final da primeira quinzena à segunda ; São Bartolomeu, em Maragojipe, na segunda quinzena de agosto; Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Ituaçu, 25 de agosto a 3 de setembro.
Romaria e festa religiosa secular
Os festejos geralmente são antecipados, mas o auge da Romaria de Bom Jesus é no dia 6 de agosto, dia dedicado ao padroeiro de Bom Jesus da Lapa, a 802 quilômetros de Salvador, localizada no Vale do São Francisco, conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. Neste município há um cenário majestoso, formado pelas paisagens naturais e a Gruta da Lapa se transforma em um verdadeiro reduto de devoção, atraindo romeiros de diversos lugares do país.
O Santuário do Bom Jesus da Lapa foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil, de acordo com a wikipédia, numa pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil. Este santuário foi descoberto em 1691 na Gruta do Bom Jesus, a mais conhecida do Morro de Bom Jesus da Lapa e antiga morada de onças, agora serve como Igreja do Bom Jesus da Lapa.
Devotos celebram Irmã Dulce
Dia 13 de agosto é dedicado à Irmã Dulce, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres, mas é antecipado com um novenário que marcam a passagem da celebração litúrgica da freira, realizado no santuário localizado no Largo de Roma, reunindo fiéis e sacerdotes em momentos de oração e homenagens a grupos católicos e entidades públicas e privadas apoiadoras das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O local comporta mil pessoas sentadas. A festa tem seu ápice no dia 13, com programação durante todo o dia, incluindo a missa dos enfermos; missa solene celebrada por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador Primaz do Brasil; e missa dos devotos de Irmã Dulce.
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte
Uma das manifestações religiosas mais tradicionais da Bahia e que é realizada há mais de 200 anos, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece no final da primeira e início da segunda quinzena no município de Cachoeira, localizado a 109 quilômetros de Salvador. Leia Mais neste portal: Festa da Boa Morte movimenta Cachoeira em agosto
São Bartolomeu no Recôncavo Baiano
Esta festa é realizada no final de agosto, em Maragojipe (Recôncavo Baiano), a 133 quilômetros da capital baiana. As comemorações incluem atos religiosos e manifestações da cultura popular, como a lavagem da Igreja Matriz, que tem mais de 365 anos, e apresentações de grupos de samba de roda. É tradicional antes dos festejos, cavaleiros e amazonas percorrerem as ruas da cidade para anunciar o evento.
Um novenário será realizado no período que antecipa,na Igreja Matriz de São Bartolomeu. No dia do padroeiro de Maragojipe, 24, há uma salva de fogos à meia-noite, além de alvorada seguida de missa solene a partir das 5h. No último dia do mês (31/08), às 16h, uma procissão marca o encerramento das comemorações.
Regata
Antes do dia tradicional do santo acontece uma regata com saída da Baía de Aratu até o cais de Maragojipe. Esta competição náutica é realizada com passagem pela Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu.
No dia da lavagem, baianas saem da Matriz, percorrem as principais ruas e retornam à igreja para iniciar a tradicional lavagem, na companhia de bandinhas conhecidas como charangas. Grupos de samba de roda se apresentam no palco montado na praça, junto à igreja. O mesmo palco recebe várias atrações ainda não divulgadas pela Prefeitura Municipal.
Sagrado Coração de Jesus
Ituaçu fica na Chapada Diamantina, a 499 quilômetros da capital, cidade propícia para os amantes da natureza. É realizada de 25 de agosto a 3 de setembro no povoado de Mangabeira a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, uma tradição centenária que faz parte do calendário de festas baianas, os festejos chegam a atrair milhares de devotos até a Gruta da Mangabeira, local onde acontecem as principais celebrações, como missas e procissão.
Com 3,2 quilômetros de extensão, a Gruta da Mangabeira é um dos lugares que não podem deixar de ser visitado pelos turistas que passam por Ituaçu. esta gruta foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1962, o cenário conta com sistema de iluminação cênica e abriga 70 formações naturais que se assemelham a objetos, figuras sacras, animais e até passagens bíblicas.