Turismo religioso se intensifica em agosto com cinco festas


Romaria de Bom Jesus da Lapa, em foto de Lourival Custódio (UPB)

As festas religiosas sempre atraem inúmeros turistas, vindos de todas as partes do país e exterior. E o mês de agosto pode ser um dos meses escolhidos para visitantes, que apreciam o turismo religioso e locais com paisagens beneficiadas pela natureza, porque acontecem celebrações católicas na capital e no interior do estado.

São cinco celebrações e uma romaria: celebração para Irmã Dulce, em Salvador, no dia 13; a Romaria do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, dia 6;a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, entre o final da primeira quinzena à segunda ; São Bartolomeu, em Maragojipe, na segunda quinzena de agosto; Festa do Sagrado Coração de Jesus, em  Ituaçu, 25 de agosto a 3 de setembro.

Romaria e festa religiosa secular

Os festejos geralmente são antecipados, mas o auge da Romaria de Bom Jesus  é no dia 6 de agosto, dia dedicado ao padroeiro de Bom Jesus da Lapa, a 802 quilômetros de Salvador,  localizada no Vale do São Francisco, conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. Neste município há um cenário majestoso, formado pelas paisagens naturais e a Gruta da Lapa se transforma em um verdadeiro reduto de devoção, atraindo romeiros de diversos lugares do país.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil, de acordo com a wikipédia, numa pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil.  Este santuário  foi descoberto em 1691 na Gruta do Bom Jesus, a mais conhecida do Morro de Bom Jesus da Lapa e antiga morada de onças, agora serve como Igreja do Bom Jesus da Lapa.

 

                                                     Devotos celebram Irmã Dulce

Dia 13 de agosto é dedicado à Irmã Dulce, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres, mas é antecipado com um novenário que marcam a passagem da celebração litúrgica da freira, realizado no santuário localizado no Largo de Roma, reunindo fiéis e sacerdotes em momentos de oração e homenagens a grupos católicos e entidades públicas e privadas apoiadoras das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O local comporta mil pessoas sentadas. A festa tem seu ápice no dia 13, com programação durante todo o dia, incluindo a missa dos enfermos; missa solene celebrada por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador Primaz do Brasil; e missa dos devotos de Irmã Dulce.

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte 

Uma das manifestações religiosas mais tradicionais da Bahia e que é realizada há mais de 200 anos, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte acontece no final da primeira e início da segunda quinzena no município de Cachoeira, localizado a 109 quilômetros de Salvador. Leia Mais neste portal: Festa da Boa Morte movimenta Cachoeira em agosto

 São Bartolomeu no Recôncavo Baiano

Esta festa  é realizada no final de agosto, em Maragojipe (Recôncavo Baiano), a 133 quilômetros da capital baiana. As comemorações incluem atos religiosos e manifestações da cultura popular, como a lavagem da Igreja Matriz, que tem mais de 365 anos, e apresentações de grupos de samba de roda. É tradicional antes dos festejos, cavaleiros e amazonas percorrerem as ruas da cidade para anunciar o evento.

Um novenário será realizado no período que antecipa,na Igreja Matriz de São Bartolomeu. No dia do padroeiro de Maragojipe, 24, há uma salva de fogos à meia-noite, além de alvorada seguida de missa solene a partir das 5h. No último dia do mês (31/08), às 16h, uma procissão marca o encerramento das comemorações.

 

Regata

Antes do dia tradicional do santo acontece uma regata com saída da Baía de Aratu até o cais de Maragojipe. Esta competição náutica é realizada com passagem pela Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu.

No dia da lavagem, baianas saem da Matriz, percorrem as principais ruas e retornam à igreja para iniciar a tradicional lavagem, na companhia de bandinhas conhecidas como charangas. Grupos de samba de roda se apresentam no palco montado na praça, junto à igreja. O mesmo palco recebe várias atrações ainda não divulgadas pela Prefeitura Municipal.

                                                     

                                                          Sagrado Coração de Jesus

Ituaçu fica na Chapada Diamantina, a 499 quilômetros da capital, cidade propícia para os amantes da natureza. É  realizada de 25 de agosto a 3 de setembro no povoado de Mangabeira a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, uma tradição centenária que faz parte do calendário de festas baianas, os festejos chegam a atrair milhares de devotos até a Gruta da Mangabeira, local onde acontecem as principais celebrações, como missas e procissão.
Com 3,2 quilômetros de extensão, a Gruta da Mangabeira é um dos lugares que não podem deixar de ser visitado pelos turistas que passam por Ituaçu.  esta gruta foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1962, o cenário conta com sistema de iluminação cênica e abriga 70 formações naturais que se assemelham a objetos, figuras sacras, animais e até passagens bíblicas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.