Encontro de Filarmônicas e Baile da Independência no 2 de Julho

O maestro Fred Dantas, o cantor e compositor Moraes Moreira e o mestre de bandas Zinho de Aramari, há 26 anos, sentiram a necessidade de chamar a atenção para o esquecimento das filarmônicas no estado. Assim surgiu o Encontro de Filarmônicas sempre no dia da Independência da Bahia, 2 de julho. 


Filarmônica Terpsícore Popular de Maragogipe, regência de Roque Adson

Seis filarmônicas e um coral realizam o 26º  Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho, a partir das 18h, em frente ao Monumento ao Dois de Julho, no Campo Grande, das 18h às 21h. No dia seguinte, 3 de julho, a partir das 19h, também no Campo Grande, o Baile da Independência celebra com o povo a data máxima da Bahia. Os dois eventos são promovidos pela Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura Municipal de Salvador, e realizados pela Oficina de Frevos e Dobrados.

                                                                 

No dia seguinte, ao pé do caboclo, tendo como salão o próprio Campo Grande, a Orquestra Fred Dantas (foto) realiza, a partir das 19h, o Baile da Independência. O grande homenageado deste ano é o músico Cacau do Pandeiro (Carlos Lázaro da Cruz) que fará participação especial com a Orquestra.

Baile da Independência – Um antigo Baile da Independência, criado pela classe média soteropolitana no século XIX originou a Festa da Mocidade, que se deslocou para o Campo da Pólvora, e durou até início dos anos 1950. No final do século passado, por iniciativa da Fundação Gregório de Mattos, o maestro Fred Dantas foi convidado a idealizar um novo “Baile da Independência” em um palco próximo ao Monumento aos Heróis do 2 de julho e dos carros alegóricos dos Caboclos.

Programação do Encontro das Filarmônicas

18:00 – Abertura com execução do Hino ao 2 de Julho (Santos Títara-Santos Barreto) com o Coral e Filarmônica da Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim e Banda de Música da Guarda Municipal, com regência do maestro Fred Dantas.

18:30 – Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador, sob regência do maestro Hamilton Fernando.

19:00 – Filarmônica 19 de Setembro de Ibipeba, com regência do mestre Gerry Andrade

19:30 – Filarmônica União dos Artistas, da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com regência do mestre Josias Monteiro

20:00 – Filarmônica Terpsícore Popular de Maragogipe, com regência do mestre Roque Adson

20:30 – Oficina de Frevos e Dobrados, com regência do maestro Fred Dantas, seguido de participação especial da soprano Irma Ferreira.

260 Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho
2 de julho de 2016, no Campo Grande, a partir da 18h
Promoção: Fundação Gregório de Mattos
Realização: Oficina de Frevos e Dobrados, com coordenação do Maestro Fred Dantas.

Baile da Independência
3 de julho de 2016, no Campo Grande, a partir das 19h
Promoção: Fundação Gregório de Mattos
Realização: Maestro Fred Dantas

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.