![](https://oquefazernabahia.com/wp-content/uploads/2017/05/Sissako-cineasta.jpg)
O NordesteLab, em sua terceira edição, traz a Salvador dentre várias participações nacionais e internacionais a do diretor de cinema Abderrahmane Sissako, considerado um dos mais ativos e conhecidos cineasta da África e indicado ao Oscar em 2015, no dia 2 de junho, às 14h30 e o ator Antônio Pitanga, em cartaz com o documentário “Pitanga”, participa da mesa da “Cinema Negro – Conexões na Diáspora”, às 15h50,no mesmo dia e local, o Goethe Institut Salvador/ICBA com entrada gratuita mediante a lotação do espaço.
A abertura do evento será no dia 30/05, às 18h30, no Teatro do Irdeb, com a mesa “Conexões emergentes: um olhar sobre o audiovisual Latino-americano”, formada por Luiz González Zaffaroni (Diretor Executivo Doc/Montevideo), Maria Nuñez (Coordenadora do Primer Corte/Ventana Sur e Assessora Internacional INCAA) e Gonzalo Castellanos (Proimágenes – Bogotá Audiovisual Market). A mediação será de Mauro Garcia da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e os debatedores, que também são curadores do Nordstelal 2017 serão Pola Ribeiro (TemDendê/Salvador) e Chico Ribeiro (REC Produtores Associados/Recife). Entrada franca, mediante a lotação do teatro.
Serão quatro dias de evento, de 30/05 a 02/06, onde os participantes terão a oportunidade de interagir com a plataforma de articulação audiovisual, que desenvolve atividades permanentes nas áreas de comercialização de produtos audiovisuais, formação, pesquisa e articulação com agentes nacionais e internacionais do setor.
Entre os dias 31/05 a 02/06, o evento acontecerá no Goethe Institut – Salvador/ICBA, com credenciamento gratuito no local, mediante a lotação do espaço, que trará atividades e painéis como: “Mulheres no Audiovisual – em busca da paridade de gênero” “Conexões emergentes: programas de fomento à internacionalização do audiovisual brasileiro”, “Gestão de Direitos patrimoniais no audiovisual”, “Horizontes do Mercado- Distribuição”, “Intercâmbios Profissionais – Case Internacional”, “Festivais, salas de cinema e as estratégias de Distribuição”, , “Audiovisual e acessibilidade: desafios e horizontes”, “Desenvolvimento de obras audiovisuais: projetos e políticas”, “Cinema Negro: conexões na diáspora”.
Abderrahmane Sissako,- O cineasta da Mauritânia Abderrahmane Sissako, que foi um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 por seu longa Timbuktu;.É uma referência do cinema mundial, acumulando prêmios por diversos trabalhos realizados como diretor e produtor, entre eles, o de melhor filme estrangeiro no Festival de Cannes com o filme Heremakono (À espera da felicidade). O diálogo com o cineasta será mediado pelo diretor baiano Antônio Olavo.