Três educadoras afrodescendentes, Mirian Antonia, Nelma Freitas e Thaiane Cunha, sentiram a necessidade de criar um espaço de diálogo entre os jovens negros de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Assim nasceu o projeto Além dos Cachos, idealizado em 2015, cujo lançamento acontece neste domingo, 28, a partir das 9h no Museu da Memória Viva dos Quilombos Tereré e Maragojipinho.
Nesse lançamento, o projeto conta com a participação do Ilê Aiyê que, além de oferecer oficinas de turbante e percussão, fará as honras da abertura das inscrições para o I Concurso da Beleza Negra da Ilha de Itaparica. O evento ainda abrigará a I Feira de Economia Criativa apoiada pelo Escritório Bahia Criativa.
A proposta do projeto Além dos Cachos é de falar sobre a importância de tornar o processo da aceitação do cabelo natural como um posicionamento político e de empoderamento, principalmente no que diz respeito à ressignificação de suas identidades como jovens afrodescendentes.
A organização do evento conta com o apoio do INDI – Instituto de Design e Inovação através do Projeto Design Dialógico, um programa integrado de qualificação em cultura, que se propõe a fortalecer projetos com base na identidade local, voltados para o desenvolvimento sustentável de territórios, com financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado.
O quê:Lançamento do projeto Além dos Cachos
Onde: Museu da Memória Viva dos Quilombos Tereré e Maragojipinho (Quilombo Tereré, Ilhota, Mar Grande)
Quando: domingo, 28 de maio | 9h