Um filme sobre um filme é o que a atriz e documentarista Conceição Senna mostra em “Brilhante” tudo sobre a filmagem de “Diamante Bruto”, 1977, de seu marido Orlando Senna, cujo o ator principal foi o saudoso José Wilker que contracenou com a própria Conceição Senna e Gilda Ferreira. Grande oportunidade para moradores ou quem estiver passeando por um dos locais mais maravilhosos da Chapada Diamantina, Lençóis. É bom agendar para assistir ao filme na manhã da quarta-feira, 31, a partir das 9h30, na sede do Gãos de Luz e Griô, na Praca Altina Alves, e também conhecer os dois cineastas que falarão sobre as duas obras.
Trata-se de um caso de amor entre uma cidade e um filme, já que os moradores de Lençóis também se envolveram nas filmagens. E é o que Conceição, através de fotos antigas, notícias de jornal, imagens de Super-8 e depoimentos, documentou em Brilhante: a relação entre aqueles que participaram do filme de Orlando Senna e o processo de produção cinematográfica.
Conceição Senna: Participou como atriz de vários espetáculos teatrais na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. No cinema, atuou sob a direção, entre outros, de Glauber Rocha (O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, 1968), de Geraldo Sarno (Coronel Delmiro Gouveia, 1978) e de seu marido Orlando Senna (além de Diamante Bruto, atuou em Iracema, uma Transa Amazônica, de 1975/80, que Orlando co-dirigiu com Jorge Bodansky). Deu aulas na Escola de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, Cuba, e no Instituto Dragão do Mar. Dirigiu o documentário Memória do Sangue (2004), sobre Canudos, premiado na Jornada de Cinema da Bahia.
Orlando Senna: autor do roteiro e co-diretor do premiado filme “Iracema – Uma Transa Amazônica” de 1974. O longa somente foi liberado pela censura brasileira em 1980. Além deste, também realizou os filmes “Gitirana” e “Diamante Bruto” (com roteiro e direção). Trabalhou nos roteiros dos filmes “O rei da noite”, “Coronel Delmiro Gouveia”, “Abrigo Nuclear”, “Ópera do Malandro” (com Chico Buarque) e “Quincas Berro D’água” (adaptação).
Na década de 90 do século vinte, esteve dirigindo o curso de cinema na Escola de Cinema de Cuba e em seguida, no final da década, veio a lecionar no curso de cinema no Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza.