Festas juninas atraem baianos e turistas na capital e interior


Foto divulgação de Adenilson Nunes -Secom/BA

As festa juninas  estão em segundo lugar, após o Carnaval de Salvador, dentre os eventos que mais atraem baianos e turistas no estado. A maioria das cidades baianas tem dias de intensa programação com importantes atrações que vão do forró pé de serra à música sertaneja. (Por Noemi Flores)

São dias de muita festa e não podem faltar comidas e bebidas tradicionais como a canjica, amendoim, carne de sol assada e o licor , composto de frutas como o  jenipapo, a pitanga, o maracujá, a ameixa e outras. Tudo isto acontece em palcos instalados em áreas chamadas de arraiá com toda a infra-estrutura para o visitante que vai desfrutar de boa música, comida e bebidas típicas da região, em bares e barracas armadas no local.

A dança é um ingrediente fundamental para estes arraiás, com apresentações de quadrilhas que dançam em vários palcos armados na festa. Por isto as prefeituras de algumas localidades armam mais de um palco para dar oportunidade para as pessoas assistirem aos músicos da localidade e dançarinos de quadrilhas, oportunidade  para o visitante também entrar no clima dançante.

As tradicionais espadas, um verdadeiro espetáculo de fogos, para ser acompanhado de longe, foram proibidas de serem utilizadas pelo Ministério Público há cerca de 10 anos. Mesmo assim, as cidades famosas por esta prática como Cruz das Almas e Senhor do Bonfim, alguns espadeiros  ainda realizam a famosa e tradicional Guerra de Espadas.

A capital baiana também não foge desta programação e, geralmente, os grandes shows com artistas locais e nacionais, especialmente convidados para o evento, acontece  em um palco no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, onde durante uma semana desfilam várias atrações.

Mas quem preferir mais tranquilidade, ou seja assistir aos shows acomodados em bares e restaurantes com mesas em frente ao palco, todos os largos, Pedro Archanjo, Tereza Batista e  Quincas Berro D´Água, também têm atrações importantes.

Já no interior do estado, mais de 300 cidades fazem festa para São João e São Pedro com destaque para Senhor do Bonfim, Amargosa, Juazeiro,  Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Piritiba, Cruz das Almas, Irecê, Ibicuí, Valença e Porto Seguro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.