Ilhéus, uma cidade cheia de encantos para o turista


Ilhéus, localizada na Costa do Cacau, é uma cidade cheia de atrativos para quem a visita, tanto para os que gostam do sossego nas praias, curtir programações culturais  ou os que adoram a agitação noturna.

E por que não mesclar todas as opções? Pois é, isto é possível, basta se agendar e viver a cidade, da eterna “Gabriela, Cravo e Canela”, romance  escrito por Jorge Amado.

Estátua de Jorge Amado no Bar Vesúvio

Ao chegar no Bar Vesúvio, o visitante poderá tomar um drinque e se imaginar um dos personagens do escritor. Um dos mais antigos da cidade, o estabelecimento oferece delicioso quibe e tradicional moqueca para ninguém botar defeito.

Indispensável  é o passeio pelas fazendas de  cacau, onde são contadas histórias vividas pelos moradores do local. Uma das mais importantes a ser visitada é a Fazenda Primavera que abriga um museu com mobiliário e documentos que datam da época do Império.

A outra é a Fazenda Renascer que ficou nacionalmente conhecida por servir de cenário para as gravações da adaptação do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a novela da TV Globo.

Nas duas fazendas, o visitante pode presenciar a colheita do fruto e o beneficiamento das amêndoas nas barcaças, além disto ganha uma aula sobre a fabricação de chocolates artesanais com direito a degustação.

Outra visita interessante é na Fábrica de Chocolate, que foi construída em 1985 nos moldes de um chalé suíço. Trata-se da primeira fábrica de chocolate artesanal da região. Uma curiosidade sobre os chocolates produzidos por lá é que as barras mais famosas têm esculturas eróticas em seu formato.

Quem gosta de passeios marítimos pode ir até o Rio do Engenho, ao embarcar em uma canoa ou chalana (embarcação que comporta até cem pessoas). Uma diversão pra lá de segura que pode ser feita no início da tarde.

As embarcações partem da Praça Maramata, no Pontal, com destino ao povoado de Engenho de Santana, onde fica a terceira mais antiga capela rural do Brasil, a capela de Santana, que data de 1537.

A vida noturna de Ilhéus é bem movimentada e com várias opções, dentre estas as barracas localizadas na orla da cidade que oferecem comidas típicas e música ao vivo.

Os bares do centro da cidade com seus karaokês e videokês; os pubs, no bairro do Pontal, com show de voz e violão e os barzinhos situados à beira do antigo cais, com uma vista privilegiada e preços mais em conta.

Praias mais visitadas

Foto divulgação da Setur de Rodrigo Macedo

A Praia dos Milionários, uma das mais movimentadas a sete km do centro, ganhou este nome devido às mansões dos fazendeiros ao redor, está entre as mais visitadas. Assim como a Praia de Batuba que fica no distrito de Olivença, a 19 km, preferida de surfistas, pois tem ondas de mais de 2 metros de altura.

Outra praia interessante para quem busca um sossego e tranquilidade, mas não dispensa o atendimento vip das barracas é a Praia do Jairi. Com suas águas calmas fica também no distrito de Olivença a 23 km da cidade.

Quem aprecia uma praia tipo rural,  em meio à vegetação de restinga e belos coqueirais, vá à Praia de Acuípe que fica em meio às fazendas de cacau a 33 Km da cidade.

Cartões postais da cidade

Bataclan em foto da Prefeitura Municipal de Ilhéus

Os pontos turísticos mais visitados em Ilhéus são a Casa de Cultura Jorge Amado, palacete que pertenceu à família do escritor foi doado em vida pelo próprio para a prefeitura.

O  átrio é decorado com azulejos ingleses em alto relevo, abriga museu, auditório e galeria de arte.A depender do calendário de programação, o turista pode encontrar apresentações artísticas e recitais de poesias no local.

Centro Cultural  Bataclan tem origem do antigo Bataclan, com o mesmo nome da casa de espetáculo francesa fundada em Paris em 1864, que no Brasil foi fundado em Ilhéus em 1923, dirigido por Maria Antonieta Machado (Maria Machadão) como cabaré até o final da década de 40. Mas em 2008 foi restaurado e hoje funciona como Centro Cultural, restaurante e bar, das 10 às 23 horas.

O Palácio do Paranaguá, atualmente sede da prefeitura, também é um marco arquitetônico e histórico de Ilhéus. Palacete Misael Tavares que, com suas 70 fazendas de cacau, chegou a ostentar a condição de maior produtor da fruta em todo o mundo.

O Cine Teatro Ilhéus¸fica no Quarteirão Jorge Amado, uma das mais antigas casa de espetáculo da Bahia, fundado em 1932, com capacidade para 1mil espectadores, mas após incêndio foi remodelado e agora tem capacidade para 475 pessoas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.