Festa da Boa Morte é tradição secular de Cachoeira


festa-da-boa-morte3Uma das mais belas tradições seculares da Bahia, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, acontece de 13 a 17 de agosto na histórica Cachoeira, 120 km de Salvador. Mulheres descendentes de africanas, que fazem parte da Irmandade, saem em procissão repetindo rituais passados de mãe para filha.

A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, é uma manifestação característica da religiosidade popular que acontece todos os anos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A festividade se inicia no dia 13 de agosto, dia dedicado às irmãs falecidas. Nestes dias as irmãs vestem-se de branco, saem em procissão carregando a imagem postada sobre um andor rumo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. No dia 14, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, carregando velas, entoando cânticos proferidos durante o percurso fazendo menção à dormição de Nossa Senhora. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória. A procissão sai pela manhã da sede da Irmandade, seguida pelas filarmônicas locais. Levam flores, carregam o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde uma missa é celebrada, e quando acontece a transferência dos cargos, com posse da nova comissão de festa. A festa de prolonga até o dia 17, com muito samba de roda e uma farta ceia durante os cinco dias de festa.

De 13 a 17 de Agosto

O culto a Nossa Senhora foi difundida por todo o mundo ocidental, desde o século IX, através da expansão católica. De forte tradição portuguesa, as festividades dedicadas a santa remonta às realizadas e louvor a Nossa Senhora D’Agosto. Nos trópicos sofreu influência do catolicismo afro-brasileiro. Em Salvador a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte é registrada desde o séc. XIX, exclusivamente feminina, localizada na Igreja da Barroquinha. Uma devoção de mulheres negras. A oralidade tende a afirmar que a transferência dessa Irmandade para a cidade de Cachoeira se deu por volta de 1820. Lá, se instalou numa casa de nº 41, chamada de Casa Estrela, local ainda hoje reverenciado pelas irmãs durante o trajeto da procissão.  As irmãs revelam que a devoção surgiu vinculada a um pedido pelo fim da escravidão feito pelas africanas a Nossa Senhora da Boa Morte.

Cachoeira_(esquerda),_São_Félix_(direita)_e_Rio_Paraguaçu

Lazer: Aliada à festa, que é uma das manifestações mais lindas de serem vistas, o visitante poderá usufruir da belíssima paisagem da cidade secular com seus casarios estilo barroco, das suas igrejas e museus e desfrutar de deliciosas iguarias típicas da terra em bares e restaurantes locais. Um detalhe importante é a ponte do Rio Paraguaçu (foto) que divide Cachoeira da cidade de São Félix, município que também poderá ser visitado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.