Expo de Moda celebra as Olimpíadas em sete dias de programação

As tendências de moda para a temporada outono/inverno deste ano já têm ponto de encontro: a Expo de Moda 2016. Em edição especial celebra seus 25 anos.


EXPO Moda Olimpíades

As tendências de moda para a temporada outono/inverno deste ano já têm ponto de encontro: a Expo de Moda 2016. Em edição especial celebra seus 25 anos.

O evento aposta no tema Moda Olímpica, fazendo do bom gosto uma homenagem às Olimpíadas Rio 2016.
Idealizado pela produtora de moda Vera Pontes, o projeto acontecerá em nova casa, agora dentro da Itaipava Arena Fonte Nova, na Praça Sul, entrada do Dique de Tororó. Começando pela primeira vez na sua trajetória em uma segunda-feira, o evento acontece entre os dias 6 e 12 de junho.
Até domingo, o espaço vai receber 85 expositores com novidades em confecções, calçados e acessórios. Nos stands, expositores de diferentes estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, apresentarão opções para compra em pronta-entrega a preços de fábrica. Além disso, a Expo de Moda 2016 oferecerá uma programação diversificada em desfiles diários, sempre às 19 horas, e exposições abertas à visitação durante o tempo de funcionamento da feira. No espaço, infraestrutura completa com banheiros, praça de alimentação e estacionamento.

Desfiles

Na segunda-feira, 6, a Expo de Moda abrirá com um desfile especial que levará o nome do tema da edição deste ano. Intitulado Moda Olímpica, ele contará com a participação de diferentes estilistas da Bahia, todos com o desafio de montar um look homenageando um esporte das Olimpíadas. Participarão do desfile de abertura da feira Luciene Leal, com modelito em homenagem à ginástica rítmica; Mario Farias, com a ginástica artística; Wanderson Santos, com natação; João Damapejú, com esgrima; Guida Maria, com basquete; Angela Amado, com nado sincronizado; Roberto Magno, com ciclismo; Brenda Wicks, com saltos ornamentais; Levite Bahia, com atletismo; Rey Vilas Boas, homenageando o tiro com arco; Leonardo Teófilo, com o hipismo; Livia Chaves, com boxe; Jhon Pereira, com triatlo masculino; Fagner Bispo, com o esporte basquete; Romulo Salomão, com Vela; e, por fim, Marcelo Moura, com a modalidade Remo. A cenografia da passarela, com o mote das Olimpíadas, será assinada pelo estilista Fagner Bispo (foto).

Já na terça-feira, 7, o desfile ficará à cargo Escola Parque, com o tema Parque Fazendo Arte. As aprendizes de modelo do Curso “Park Models” – trabalho que vem sendo desenvolvido por Claudio Rebelo com jovens de baixa renda da Caixa D’Água – levarão à passarela o resultado do trabalho de oficinas em diversas áreas, como customização, corte e costura, figurino, desenho de moda, modelo e maquiagem por meio de fashion shows performáticos. Sustentando o conceito de educar para uma formação cidadã na contemporaneidade, a Escola apresentará sua reflexão sobre o sentido de educar com o auxílio da moda e da arte.

O desfile da quarta-feira, 8, será dedicado ao Mix Expositores, com produções montadas a partir das peças dos próprios expositores do evento. A escolha dos elementos ficará por conta da stylist Ludmila Olicar, que vai garimpar nos stands peças à venda no evento.

Dia 9, quinta-feira, a Expo de Moda 2016 receberá na passarela um desfile assinado pelo estilista Marcelo Moura, que vai apresentar looks de moda masculina. Formado em moda pelo Senac/BA, Marcelo mostrará no evento um mix do que vem produzindo em termos de roupas para homens. Com uma média de 12 a 16 looks selecionados especialmente para a ocasião, o fashionista apostará em uma cartela de cores vibrantes e muitas estampas, em peças cuja proposta é investir em materiais e tecidos diferentes dos tradicionais.

Na sexta-feira, dia 10, é a vez de quatro estilistas baianos apresentarem um pouco dos seus trabalhos mais recentes com o desfile Minicoleções. Na passarela, Angela Amado, Cleuza Francisca, Levite Bahia e Mario Farias mostrarão, cada um, dez looks diferentes com o que há de mais novo nas suas coleções.

No sábado, 11, o evento ganhará um toque a mais em tendências com a participação das fashionistas. Durante a semana, blogueiras baianas passearão por entre os expositores da feira de moda em busca de peças especiais para compor um look. No sábado, elas vão exibir as produções montadas especialmente para o evento, desfilando logo após as modelos que vestem suas seleções. Sobirão à passarela Andréa Conceição (It Guel), Aninha Varjão (Saia Plissada), Bruna Marconi (Bruna Marconi), Camila Freiper (Amiga Phyna), Gabriela Cruz (Caderno Bazar / Jornal Correio), Gina Reis (Varal da Moda), Isabela Nascimento (Vitrine Virtual), Joana Guerra (Moda Modesta), Nathália Luna (Tendencialist), Phaedra Brasil (Consultora de Moda do Senac), Siméia Santos (Menina de Ouro), Sofia Litzinger (Moda sem Controle), Thais Bezerra (Achados da Thay) e Vanessa Ventura (Belícia Blog).

Domingo, 12, será a vez do Concurso Miss Maturidade. Organizado pela stylist Ludmila Olicar, o desfile trám participação das alunas da Faculdade de Maturidade, uma instância da Faculdade São Bento. Acima de 60 anos, elas disputarão pela chance de representar a faculdade no Miss Bahia Terceira Idade 2017. Na passarela, as candidatas farão a abertura da noite com um vestido preto, no estilo “básico”, seguido de traje de gala.

Exposições
Além dos desfiles, a programação da 25ª edição do evento trerá também duas exposições para o público – Vitrines, baseada na produção dos alunos do curso de Vitrinismo do Senac, com coordenação da professora Tatiana Dourado, e Áfricas, Arte e Moda. Esta última, uma realização em conjunto da estilista Madá Negrif com o artista visual Júnior Ferreira, e concepção de João Damapejú, reunirá signos culturais que aproximam a riqueza do continente africano com outras experiências estéticas. Na mostra, serão ressaltadas as criações artísticas de moda e arte no cotidiano do soteropolitano, por meio de peças criadas por Madalena Cardoso, da Negrif, e pinturas com técnica de acrílica sobre tela, assinadas pelo artista visual Júnior Ferreira, que retratam imagens de moda afro-pop.

Sobre a Expo de Moda 2016
Criado em 1992 pela produtora de moda Vera Pontes, o projeto chega à sua 25ª edição no ano de 2016. Mesma idealizadora do Made in Bahia, Vera trouxe para o estado o conceito de uma feira de moda em sistema de pronta-entrega, com passarela apresentando desfiles conceituais e também as últimas tendências. No início da década de 1990, a produtora possuía uma confecção e participava da Fenit, em São Paulo, e do Festival de Moda, em Fortaleza, – ambos eventos de moda para pedidos, com entrega posterior. Para a Bahia, que não tinha grandes indústrias de moda, feiras como estas não tiveram grande sucesso.

Foi quando Vera sugeriu à Secretaria da Indústria e Comércio a criação de um evento em que o público já teria o produto com entrega imediata para micros e pequenos lojistas do estado que não tinham condições de se deslocarem para feiras em outros Estados e também de programarem grandes pedidos. Ao longo desses 25 anos, planejamento, organização e criatividade têm sido um marco na trajetória de Vera Pontes – seja com a Expo de Moda ou com a Made in Bahia, que já está em sua 26ª edição. “A realização, pela primeira vez, da Expo de Moda na Itaipava Arena Fonte Nova reflete o esforço desses 25 anos, dedicados a fazer do evento uma referência no sistema pronta-entrega”, afirma a produtora de moda Vera Pontes.

Serviço
Expo de Moda 2016
Quando: De 06 a 12 de junho, segunda a domingo
Onde: Praça Sul, Itaipava Arena Fonte Nova – Ladeira da Fonte das Pedras, s/n, Nazaré
Horário: Segunda a sábado, das 15h às 22h. Domingo, das 14h às 21h
Ingressos: R$ 10 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)
Estacionamento: R$ 12 (Estacionamento Externo)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.