‘O mais belo dos belos’ faz ritual de paz antes de ir para avenida


Com o tema ‘O Recôncavo Baiano é Afrodescendente’, o bloco afro Ilê Aiyê, também conhecido como ‘o mais belo dos belos’, realiza o 42º Carnaval.

O governador Rui Costa participou da tradicional saída do bloco, na Ladeira do Curuzu, na noite de ontem. O Ilê desfila com o apoio do Governo do Estado e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Além de conferir de perto a preparação da vestimenta da Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), que este ano é Larissa Oliveira, 22 anos, do bairro de Cajazeiras, o governador destacou a importância da agremiação para a cultura baiana e brasileira. “São dois dias mágicos: a saída do Olodum na sexta e a do Ilê no sábado. [São] duas marcas registradas que carregam a magia, a história, a imagem e a cultura do povo negro, que construiu nosso estado. É algo espetacular. O Ilê tem uma força e uma magia grandes. [É] um símbolo da nossa cultura. Tem tudo a ver com o Recôncavo”, disse Rui.
Bons fluidos
Para simbolizar a paz e a liberdade, filhas e filhos de santo lançaram pipoca e milho branco, além de soltarem pombas brancas. A yalorixá Hildelice Benta assoprou pó de pemba para abrir os caminhos e atrair bons fluidos durante o desfile do bloco na avenida. Do Terreiro Ilê Axé Jitolu, onde foi realizada cerimônia, o governador seguiu pela Ladeira do Curuzu até a sede do Ilê, de onde acompanhou a saída do bloco, que seguiu até o plano inclinado, encerrando a primeira parte do desfile.
Pela madrugada, músicos e associados se encontram no Campo Grande para saudar a nova Rainha do Ilê. “Tem sido uma experiência única, gostosa, que nunca tive. Minha rotina mudou completamente. Muitas entrevistas e fotos”, disse Larissa Oliveira, enquanto realizava os últimos ajustes na roupa antes de desfilar como Deusa do Ébano.
(Fonte: Secom, reportagem de  Jhonatã Gabriel )
Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.