Dia de Iemanjá no Rio Vermelho


Iemanjá-Rio vermelho
O dia 2 de fevereiro marca uma das datas mais importantes no calendário de festas populares do estado. É nesse dia que se homenageia, em Salvador, Iemanjá, a Rainha do Mar. Teve origem ,em 1923, quando os pescadores da Colônia de Pesca do Rio Vermelho, diante da escassez de peixes, passaram  a realizar oferendas para a orixá.

E a tradição continua porque além de ofertarem um presente todos os anos à Rainha do Mar, ainda disponibilizam balaios para que a população tenha oportunidade de oferecer presentes a Iemanjá para ser lançados por eles em alto mar. Aliado ao sincretismo, o bairro se enche de festa com bares, restaurantes, casas de show e barracas de bebidas e comidas típicas ao som de música para todos os gosto, que pode ser transmitida por DJs ou por músicos conhecidos da terra. Muitos moradores e devotos formam blocos com bandinhas que desfilam pelas ruas ( não é permitido trios elétricos). Tudo isto dá ideia de antigos carnavais, num clima de muita alegria, divertimento e segurança, já que o governo do estado disponibiliza um forte esquema de efetivos da Polícia Militar no local.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.