Turismo com o metrô em Salvador


Fotos: CCR Metrô Bahia/Divulgação

Modal conecta diversos pontos da cidade com rapidez e segurança

A Bahia é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Somente neste verão, a expectativa é de 6,5 milhões de pessoas desembarquem em território baiano, de acordo com dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Os visitantes que chegarem à capital baiana podem contar com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas para facilitar o deslocamento pela cidade, utilizando também Mapa Turístico do Metrô, disponível no site da CCR Metrô Bahia (https://www.ccrmetrobahia.com.br), concessionária que administra o modal.

No Mapa, o visitante vai encontrar informações como pontos turísticos próximos das estações de metrô (com a distância e tempo de deslocamento da estação para o ponto desejado de carro ou a pé), linha metroviária e terminais de ônibus integrados, possibilitando o acesso fácil e econômico a praias, Centro Histórico, principais atrações, teatros, museus, estádio de futebol, shoppings. A concessionária preparou também uma decoração especial com espaços instagramáveis de atrações turísticas nas estações Campo da Pólvora e Aeroporto.

Entre os pontos turísticos indicados no Mapa estão o Centro Histórico de Salvador, Dique do Tororó, Arena Fonte Nova, praias de Itapuã e Porto da Barra, Santo Antônio Além do Carmo e o Elevador Lacerda. Com a temporada de festas de verão e o Carnaval, o metrô também se destaca como importante meio de transporte, já que está conectado diretamente a locais como o Parque de Exposições, na Avenida Luís Viana Filho, e Lapa, no centro da cidade. “Com os grandes eventos, também estamos realizando as operações especiais no metrô para atender ao público que vai para o Carnaval, Festival de Verão, entre outros”, destaca Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia.

Metrô conectado ao Aeroporto

Quem desembarcar na Bahia pelo principal aeroporto do estado, o Aeroporto Internacional de Salvador, conta também com a possibilidade de deslocamento utilizando o metrô. No local, o visitante tem acesso a um transfer gratuito, que conecta diretamente o modal com o Aeroporto. A capital baiana é uma das cinco cidades no país a oferecer a facilidade de um transporte sobre trilhos interligado ao aeroporto local, segundo dados da ANPTrilhos. Além disso, o metrô também está conectado diretamente à Rodoviária, em Salvador.

Parceria com o app 99

A CCR Metrô Bahia e a 99 firmaram uma parceria inédita para facilitar a mobilidade dos clientes do Sistema Metroviário baiano. A Estação Imbuí de Metrô já conta com uma zona especial para embarque e desembarque de passageiros do aplicativo 99, localizada na entrada/saída da estação. Além disso, no primeiro mês de operação, os clientes do metrô que pedirem um carro ou moto por meio do aplicativo da 99, na região do Imbuí, também terão um desconto de 15% no valor da viagem intermediada pelo app, com um limite de até R$5, e uma corrida por usuário.

Já quem optar por utilizar ônibus e BRT, poderá contar com a integração tarifária com o metrô.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São 38km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,9 milhões de viagens, cerca de 27 milhões de quilômetros rodados e mais de 578 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.