Mostra de cinema DiversÁfricas na Walter da Silveira


Filme “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”. Foto reproduzida do www.grafoaudiovisual.com

A Sala de Cinema Walter da Silveira, única sala de cinema pública do Estado da Bahia, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), receberá, entre os dias 25 e 28 de maio, a Mostra DiversÁfricas, na qual serão exibidos filmes africanos contemporâneos em comemoração ao Dia da África.

Com curadoria do professor e pesquisador Lecco França, os filmes selecionados apresentam olhares diversos da cultura e da história de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, e refletem sobre o passado, o presente e o futuro do continente africano através do trabalho de cineastas inovadores e engajados, a exemplo do que vem desenvolvendo a produtora angolana Geração 80.

A mostra está dividida em quatro sessões, “Memórias (anti/pós/des)coloniais”, na qual será exibido o filme Independência (Angola, 2016, direção: Fradique), que revisita o 11 de novembro de 1975, dia em que Angola proclamou a independência, 14 anos depois do início da luta armada contra o domínio colonial português; “Trânsitos”, com o filme Avó Dezanove e o segredo do Soviético (Moçambique, Portugal, Brasil, 2002, direção: João Ribeiro), cuja trama Jaki e o seu melhor amigo engendram um plano mirabolante para retirar um monumento que ameaça seu bairro, um plano condenado ao fracasso, não fosse a inesperada intervenção de um soviético cheio de segredos.

“Movimentos”, com a exibição do filme Para lá dos meus passos (Angola, 2019, direção: Kamy Lara), que acompanha o processo de montagem do espetáculo (Des)construção, no qual sete bailarinos, da única Companhia de Dança Contemporânea de Angola, são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados; e “Outros Carnavais” apresenta os filmes Carnaval da Vitória (Angola, 1978, direção: António Ole), documentário que registra imagens do primeiro Carnaval em Angola após a sua independência, o “Carnaval da Vitória”, em 27 de março de 1976, nas ruas de Luanda, Lobito e Benguela; e Nturudu – Um carnaval sem máscara (Guiné-Bissau, Portugal , 2023, direção: Arlindo Camacho), que apresenta uma das mais fortes tradições guineenses, o carnaval Nturudu.

Programação dos filmes:

25 de maio de 2023 – 18h30

Sessão “Memórias (anti/pós/des)coloniais”

Independência (Angola, 2016, direção: Fradique)

Sinopse: A 11 de novembro de 1975 Angola proclamou a independência, 14 anos depois do início da luta armada contra o domínio colonial português. O regime de Salazar recusava qualquer negociação com os independentistas, aos quais restava a clandestinidade, a prisão ou o exílio. Quando quase toda a África celebrava o fim dos impérios coloniais, Angola e as outras colônias portuguesas seguiam um destino bem diferente. Só após o golpe militar de 25 de Abril de 1974 ter derrubado o regime, Portugal reconheceu o direito dos povos das colônias à autodeterminação.

Duração: 105 min

26 de maio de 2023 – 18h30

Sessão “Trânsitos”

Avó dezanove e o segredo do soviético (Moçambique, Portugal, Brasil, 2002, direção: João Ribeiro)

Sinopse: “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” é uma adaptação do romance de Ondjaki, no qual o autor se inspira nas suas memórias de infância para construir uma fantasia onde realidade e magia se misturam, e a História é reescrita por suas estórias. Tudo se passa numa cidade para além do tempo e da geografia, num bairro não identificado, que ganha assim contornos quase mitológicos. É aí que vive Jaki, numa casa cheia de primos regida com mão férrea pela avó, Agnette e assombrada pela figura misteriosa da avó Catarina. Jaki e o seu melhor amigo engendram um plano mirabolante para retirar um monumento que ameaça seu bairro, um plano condenado ao fracasso, não fosse a inesperada intervenção de um soviético cheio de segredos

Duração: 94 min

27 de maio de 2023 – 18h30

Sessão “Movimentos”

Mudança (Guiné Bissau, Portugal, Brasil)

Sinopse: Essencial é gerar vida, discurso, compreensão e celebrar a humanidade. Em tempos de pandemia generalizada, originando questões em torno da preservação da democracia, da integridade da saúde pública e das nossas próprias noções de individualidade , vemo-nos arrastados num processo de mudança. Neste encontro entre um artista (Welket Bungué) e uma deputada (Joacine Katar Moreira), questiona-se qual a essência dos seus ofícios, fazendo ressoar um inesperado paradigma de revolução iminente.

Duração: 27min

Cartaz do filme. Divulgação

Para lá dos meus passos (Angola, 2019, direção: Kamy Lara)

Sinopse: Para Lá dos Meus Passos acompanha o processo de montagem do mais recente espetáculo da única Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Durante a criação da peça “(Des)construção”, os sete bailarinos são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados.

Duração: 72 min

28 de maio de 2023 – 17h

Sessão “Outros Carnavais”

Carnaval da Vitória (Angola, 1978, direção: António Ole)

Sinopse: O documentário registra imagens do primeiro Carnaval na Angola após a sua independência, em 27 de março de 1976, nas ruas de Luanda, Lobito e Benguela. Com a independência, os angolanos encontraram nas manifestações populares motivos de reencontro com tradições e identidades das populações. É neste período que o primeiro presidente do país, o médico e poeta Agostinho Neto, anunciou que seria realizada a primeira grande festa da Angola Independente: o “Carnaval da Vitória”. Desta forma, o

filme tenta demonstrar a união, a alegria e a confiança do povo angolano na nova nação recém-libertada.

Duração: 40 min

Nturudu – Um carnaval sem máscara (Guiné-Bissau, Portugal, 2023, direção: Arlindo Camacho)

Sinopse: Intenso, festivo, único, mas sobretudo genuíno, sem qualquer disfarce a camuflar o orgulho dos guineenses na sua diversidade cultural, assim é o Nturudu da Guiné-Bissau. Das colheitas ao fanado, do casamento ao funeral, a vida inteira cabe neste encontro, onde as muitas etnias revelam a sua herança ancestral.

Duração: 56 min

Serviço
Mostra DiversÁfricas (em Tela)

Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA)

Quando: 25 a 28 de maio de 2023

Entrada gratuita

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.