Estrada do Chocolate: roteiro turístico na Costa do Cacau


Foto Tatiana Azeviche

O trecho rodoviário entre Ilhéus e Uruçuca, na zona turística Costa do Cacau, onde funciona o roteiro histórico e gastronômico da Estrada do Chocolate, ganho novas atrações. A fábrica de chocolate Dengo abriu as suas instalações para visitação, com a oferta de experiência rural sustentável, restaurante e loja de produtos derivados do cacau. A iniciativa contou com o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para estimular a atividade na região, onde estão instaladas mais de 80 marcas do setor chocolateiro.

Na área da Dengo, o turista tem a oportunidade de conhecer uma fazenda de cacau e todo o processo da cultura, desde o plantio e colheita do fruto, até o uso das amêndoas para a produção do chocolate. Durante o passeio, são fornecidas informações sobre a história da lavoura cacaueira e as características da Mata Atlântica, que emoldura essa parte da Bahia.

O incremento do turismo acontece no momento em que a região comemora o remake da novela global Renascer, que foi ao ar pela primeira vez em 1993, contando a saga de José Inocêncio, poderoso fazendeiro de cacau em Ilhéus. A cidade também é ponto de parada de cruzeiros marítimos. Nesta temporada, são esperados mais de 100 mil passageiros.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.