Festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro


Foto Valter Pontes/Secom-PMS

Dois de fevereiro, dia de saudar Iemanjá, uma das principais festas do calendário festivo de Salvador que acontece no bairro boêmio Rio Vermelho, onde fica a casa da orixá, construída pela Colônia de Pescadores, entidade que organiza a grande festa de sua protetora para baianos e turistas homenagearem a Rainha do Mar. Também é conhecida como Festa do Rio Vermelho, no auge das Festas de Largo na capital baiana.

Este será o segundo ano da festa presencial, já  que durante dois anos da pandemia não teve a participação do público nem festas nos bares e restaurantes do  bairro. Somente os pescadores fizeram a homenagem à orixá das águas, como fazem todos os anos, na data dedicada à protetora da profissão.

A  categoria oferece um presente especial para Iemanjá e possibilitam que devotos levem também oferendas para a grande orixá dos mares como perfumes e flores (inclusive é recomendado que os presentes sejam o mais natural possível para não contaminar o mar, os perfumes levados devem ser jogados nas flores e o vidro é descartado).

Os presentes são colocados em balaios para ser lançados no alto mar pelos pescadores. Geralmente por volta das 16 horas saem em embarcações soltando fogos para a Rainha do Mar, formando um verdadeiro espetáculo marítimo para ser observado.

A festa de Iemanjá é uma das mais belas e famosas da cidade, onde o bairro do Rio vermelho fica colorido de branco e azul das vestes dos visitantes, dentre estes baianos e turistas, que vão render homenagem à Rainha do Mar.

Há uma peculiaridade diferente de outras festas de santos que realizam a famosa lavagem em adro de igrejas. Já a de Iemanjá não ocorre isto porque se trata de um orixá, do Candomblé, uma divindade em forma de sereia que protege as águas do mar.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.