Primeiro jardim de chuva em espaço público é implantado na Pituba


Salvador já passa a contar com o primeiro jardim de chuva em área pública na cidade. Localizado no canteiro central na Rua Anísio Teixeira, na Pituba (próximo ao Shopping Itaigara), o espaço foi selecionado por ser uma área de recorrência de alagamentos pontuais, com condições favoráveis de instalação.

A implantação da infraestrutura é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Cities4Forest, WRI Brasil, a C40 Cities e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). A proposta é que esse primeiro equipamento funcione como projeto piloto e seja uma oportunidade de monitoramento e aprendizagem sobre o funcionamento.

Solução baseada na natureza, o jardim de chuva é uma infraestrutura verde que permite a infiltração da água da chuva no solo e a recarga do lençol freático. Ela complementa os sistemas tradicionais de drenagem, aprimora a qualidade da água, atenua a perda de biodiversidade e embeleza o ambiente urbano. A implantação do jardim de chuva faz parte do amplo processo de ações que a gestão municipal tem feito para minimizar os impactos das mudanças globais climáticas na rotina dos soteropolitanos. (Foto: Ascom/Secis)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.