Nelson Rufino e Ilê Aiyê na programação musical da Flica


Divulgação

Evento em Cachoeira ainda contará no Palco dos Ritmos com Sued Nunes e artistas locais, orquestras e filarmônicas

Uma diversa programação musical foi preparada para a décima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica. O evento que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro apresenta nomes como Filarmônica Lyra Ceciliana, Novos Cachoeiranos, Samba de Roda Suerdik, Nelson Rufino, Orquestra Reggae de Cachoeira, Sued Nunes e Ilê Aiyê.

A programação ainda contará com o Território Flica e o Circuito de Cultura Popular com atrações de locais como Cachoeira, Salvador, Maragogipe, São Félix e Lençóis. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e Instituto Ibirapitanga.

No dia 3 se apresenta a Filarmônica Lyra Ceciliana, Novos Cachoeiranos e Gege Nagô. A Filarmônica Lyra Ceciliana tem mais de 150 anos de história. Com cerca de 50 músicos, a atração apresenta um vasto repertório. Os Novos Cachoeiranos reúnem atualmente vinte e dois músicos. O grupo tem como base a cultura musical do recôncavo baiano, por meio das sonoridades dos músicos das filarmônicas, do candomblé e do samba de roda, em constante diálogo com as sonoridades contemporâneas. A noite termina com o Gege Nagô, um coral afrobarroco de voz e percussão, que mantem a tradição cultural inaugurada pelos Tincõas.

A noite do dia 4 será de samba. Com o Samba de Roda Suerdieck como primeira atração. Também conhecido como Samba de D. Dalva é um dos mais tradicionais Sambas de Roda do Recôncavo baiano. Nelson Rufino encerra a programação musical do dia. Dono de canções como Verdade, Todo menino é um rei e Nas águas de Amaralina e de seis CDs gravados, tem canções gravados por Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alcione e tantos outros.

A Orquestra Feminina do Recôncavo abre o dia 5. A atração é seguida pela primeira orquestra do Recôncavo Baiano, a Orquestra Reggae de Cachoeira. A atração, que conta com 21 músicos, reúne duas tradições culturais marcantes da região: o instrumental da filarmônica e o estilo reggae, agregando composições dos jamaicanos Bob Marley e Gregory Isaacs e de artistas de referências do reggae baiano.

A noite termina com a cantora e compositora Sued Nunes que traz referências de suas experiências e trajetória enquanto mulher, negra, baiana e de candomblé nas suas canções. Suas músicas falam sobre ancestralidade, representatividade e pertencimento, com influências na musicalidade de artistas e grupos baianos como Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Cortejo Afro, Olodum e Baiana System. Sua canção Povoada viralizou no TikTok com quase 400 mil visualizações na rede, a canção é replicada e ganhou diversos vídeos. O clipe da música no YouTube conta com quase 700 mil views e aproximadamente 1,2 milhões de plays no Spotify.

O Ilê Aiyê encerra a programação musical da Flica 2022, no domingo, dia 6. Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê já foi cantado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Quando a performance poderosa do Ilê Aiyê ganhar o palco da Flica, o público ouvirá o ritmo de surdos e repiques do Mais Belo dos Belos com canções como Pérola Negra e Negrume da Noite e canções mais recentes.

Sobre a Flica Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial., com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.

Agenda

10ª edição Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA

Quando: 03 a 06 de novembro (quinta-feira á domingo)

Aberto ao Público

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.