Maracatu dos Ventos de Ouro realiza oficinas, roda de conversa e cortejo


Foto Cau Pires/Divulgação

Grupo realiza série de atividades gratuitas com objetivo de difundir a tradição do maracatu de baque virado, além de preservar e refletir sobre a cultura afro-brasileira.

O grupo Maracatu dos Ventos de Ouro, que tem como objetivo valorizar, difundir e expandir a tradição cultural do maracatu de baque virado está com uma série de iniciativas no mês de julho que compreende desde a realização de Oficinas de Introdução ao Maracatu com aulas de dança e percussão, até palestras, rodas de conversa e a realização do seu tradicional Cortejo Pernambaiano, que vai levar o som e a expressão cultural do maracatu para as ruas de Salvador. A programação completa pode ser acompanhada através do instagram @maracatuventosdeouro.

As oficinas acontecem todos os sábados de 8 de julho a 27 de agosto. Entre os instrumentos de percussão trabalhados estão alfaias, caixas, gonguês e agbês, além dos movimentos típicos da dança. As atividades contemplam ainda uma palestra de abertura sobre a história e fundamentos do maracatu de baque virado. Segundo Josy Garcia, fundadora e mestra do grupo, a oficina pretende manter viva a tradição cultural do maracatu, além de formar novas integrantes para o Grupo Maracatu Ventos de Ouro e Cortejo Pernambaiano.

“Essa é a nossa primeira turma presencial pós-pandemia e isso é muito significativo pra gente, porque mesmo continuando as atividades com as aulas virtuais, a energia de estarmos juntos ouvindo e tocando o som dos tambores é algo que só podemos sentir no encontro presencial”.

Roda de conversas no Julho das Pretas: Nutricídio e Saúde do Povo Preto


Formado integralmente por mulheres, o grupo Maracatu dos Ventos de Ouro, também tem como propósito trazer à tona discussões sobre a mulher na sociedade, na arte, na percussão e na cultura, além de preservar e divulgar a cultura afro-brasileira. Nesse sentido, o grupo promoverá uma roda de conversas no dia 25 de julho, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com o tema: Nutricídio e Saúde do Povo Preto.

O evento é gratuito e aberto ao público, acontece no IFBA, às 19h, com participação de Indira Ramos, nutricionista e especialista em saúde da família; Gisela Santos, enfermeira e mestranda em saúde coletiva no núcleo de estudo sobre Comunidade, Família e Saúde e Karine Santana, especialista em educação e políticas educacionais e doutora em Medicina em Saúde.
De acordo com Josy o tema foi escolhido por ser uma questão que tem se intensificado nos últimos anos como uma das formas de genocídio da população negra. “Se prestarmos atenção em quem não tem acesso à alimentação de qualidade, quem está nas ruas pedindo comida e quem mais sofre com a fome no Brasil, é o povo preto e periférico. Esse é um dos braços do racismo que nos atravessa e precisamos discutir isso”, destaca a mestra e diretora do grupo.
Cortejo Pernambaiano: Maracatu pelas ruas de Salvador

Foto Cirilo/Divulgação

O cortejo Pernambaiano é mais uma das iniciativas do grupo Maracatu dos Ventos de Ouro, um movimento cultural que reúne grupos de cultura popular da cidade e de outras regiões, realizando um grande desfile pelas ruas de Salvador ao som da percussão e danças típicas do maracatu, com o objetivo de difundir e fomentar a cultura popular afro-brasileira. O cortejo encerra as atividades da oficina em agosto, com apresentação dos alunos, e convida a população a participar e interagir com o grupo durante o cortejo.
Este projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Oficinas de Introdução ao Maracatu

Opções: caixa, gonguê, agbê, alfaia e dança

Período: De 8 de julho a 27 de agosto, sempre aos sábados, das 15h30 às 18h

Local: Instituto Federal da Bahia – IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39, Canela, Salvador – BA.

Roda de Conversas no Julho das Pretas: Nutricídio e Saúde do Povo Preto

25 de Julho (segunda), às 19h

Local: Instituto Federal da Bahia – IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39, Canela, Salvador – BA.

Gratuito

Mais informações: algum contato

Acompanhe em: @maracatuventosdeouro

www.maracatuventosdeouro.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.