Festa junina da Praça Municipal ao Santo Antônio Além do Carmo


Terreiro de Jesus. Foto Mário Edson/Divulgação

Quem passar o São João na capital vai poder aproveitar o arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador de 18 a 26 de junho. A folia vai acontecer desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio, resgatando a tradição dos festejos juninos na sua mais pura essência.

O evento será realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada.

O São João do Centro Histórico tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões e instituições que existem no lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.

Será montada a estrutura necessária para receber o público, como banheiros químicos e fraldário. O estacionamento Delta Parking cobrará tarifa única de R$20. O evento funcionará também como propulsor de renda para famílias que ali residem. Os grupos identitários estarão envolvidos. Os tambores do Pelô tocarão baião, as baianas vestirão chita e os capoeiras jogarão com chapéus de palha.

E quem passar pelas ruas do Centro Histórico durante esses oito dias pode ainda se deparar com “Gonzagão”, que estará passeando acompanhado de um sanfoneiro, cantando, cumprimentando, saudando a todos. O saudoso “Rei do Baião” será encarnado pelo ator Vitório Emanuel, que já interpretou o grande mestre brasileiro no “O Vôo da Asa Branca”.

A titular da Secult, Andréa Mendonça, falou da satisfação de trazer um pouco da tradição junina já conhecida do interior para capital. “Soteropolitanos e turistas vão vivenciar um verdadeiro São João, com muito arrasta-pé, comidas típicas, bandeirolas e quadrilhas,” declarou.

Confira o que vai ser realizado No Circuito “Prá lá de Bão” que é completamente gratuito:

Praça da Cruz Caída.Foto Mário Edson/Divulgação

Praça Municipal – Tenda Bem Vindo ao São Joao do Centro Histórico – onde os visitantes serão recepcionados por baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim gratuitamente, e pelos guias turísticos do Centro Histórico, credenciados, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados. Das 10h às 17h.

Praça da Cruz Caída – Arena Arromba Chão – Apresentação de Quadrilhas de Salvador: Forró do ABC, Asa Branca, Imperatriz do Forró, Junina Capelinha, Mirim Forró do Luar e Mirim Germe da Era – 20h.

Monumento da Cruz Caída – Memorial das Baianas – Oficina Comentada de Flores de Papel – dias 21, 22 de junho, às 10h e às 15h – Oficina idealizada pelo Museu da Misericórdia, que ensina a confecção de flores de papel e sua simbologia, realizada no Memorial das Baianas. Lotação:20 pessoas por turno ( a partir de 14 anos). Inscrições: [email protected].

Praça da Sé – Feira das Mulheres Negras – Todos os dias – feira tradicional de artesanato do Recôncavo e de Salvador, produzido por artesãs de comunidades quilombolas, de terreiros e bairros periféricos do Recôncavo e também da capital – das 10h às 19h. Estação de Forró São Pedro – palco com shows de Geraldo Pita e Trio Alvorada, Trio Baruá, Grupo Chita Fina, Rafael Sá, Forró Fissura, Projeto na Batida do Paraguaçu e Luciano Sanfoneiro – das 17h às 20h.

Terreiro de Jesus – Barracas de Brincadeiras Juninas – Todos os dias, das 15 às 19h – espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, argolas, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a Barraca do Beijo. Grupo Capoeira de Rua Terreiro de Jesus – Todos os dias, das 10h às 17h – A magia da capoeira de um dos grupos mais tradicionais do Centro Histórico, comandados pelos mestres Jairo, Macaco,

Já Morreu, Dão e muitos outros. Esperando na Janela – Todos os dias, das 10h às 17h – As baianas do Pelourinho estarão de braços abertos para fazer aquela foto inesquecível! Arraiá Ó PAÍ, Ó – Todos os dias – Apresentação de grupos de forró tradicional, na área externa do restaurante Opaió – das 12h às 22h.

Pelourinho. Foto Mário Edson/Divulgação

Cruzeiro de São Francisco – Estação de Forró São João – com shows de forró tradicional e bandas de pequeno porte – shows de Zé de Tonha, Rafael Sá, Trio Anarriê, Zéu Lobo e Alcatéia Banda e Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão – das 18h às 21h30. Oficina de Histórias Juninas para Crianças de 8 a 12 anos – dia 18 de junho, das 9h às 12h – Realizada na Associação Protetora dos Desvalidos – Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17. Igreja e convento de São Francisco – dia 23 de junho, às 17h – Missa especial dedicada ao São João, em seguida com distribuição de comidinhas típicas.

Rua do Bispo – Casa da Mulher Negra da Bahia – dias 18, 20, 21, 23 e 24 – das 13 às 17h – show de música junina eletrônica do Forró das Pretas, às 13h do dia 18 – Arraiá das Pretas nos demais dias – visita ao memorial de bonecas negras, música junina, licores, lembranças e gastronomia – Rua do Bispo, 30 – Pelourinho.

Rua das Laranjeiras – Arraiá da Tieta – dia 18, das 18h às 0h – Show de Gerônimo Santana – “Gerônimo o Herói do Sertão e a Saga do Forró” e show “Cabaré”, de Gutto. dia 19, das 18h às 0h – Show de Virgílio, com forró tradicional e show “Cabaré”, de Gutto.

Rua do Açouguinho – Museu Eugênio Teixeira Leal – Colorindo o São João – dias 21 e 23 de junho, das 09h30 às 11h30 – Oficina para crianças de 6 a 10 anos, com atividades para colorir e desenhos sobre a temática do São João. Sessão Cine Góes Calmon – dia 21 de junho, das 9h30 às 11h30 – Exibição do filme “Zootopia” e bate-papo sobre a temática do filme. Lotação 70 pessoas. Confecção do Mural Festa Junina – dia 22 de junho, das 09h30 às 11h30 – Oficina para crianças de 6 a 10 anos que ensina a organização e elaboração do Mural Cultural.

Ruas do Pelourinho – Arrastão do Muzenza –o comando de Geraldão do Muzenza, com muito samba e forró, o arrastão percorre as ruas do Pelourinho. Concentração às 16h na Rua das Laranjeiras, próximo ao restaurante Alaíde do Feijão. República dos Tambores – Todos os dias, das 11h às 11h30 e das 15h30 às 16h – Desfile dos grupos percussivos Meninos da Rocinha do Pelô, comandado pela maestrina Elem Silva, Movimento Percussivo, pelo mestre Gilmário Marques, Swingue do Pelô, pelo mestre Ivan Santana e Tambores e Cores, pelo mestre Pacote do Pelô.

Largo do Pelourinho – Casarão do antigo Museu da Cidade – Resgatando as tradicionais “Merendas de Dona Flor”, realizadas em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, serão montadas barracas de comidas e bebidas, de vendas de obras de Literatura de Cordel e de autores nordestinos e serão realizados pequenos shows com música regional – das 16h às 20h – com shows do Trio Nazaré, Geraldo Pita e Trio Alvorada, Rafael Sá, Forró Tripolar e Luciano Sanfoneiro. Oficina Bolos juninos na cozinha afetiva – Senac Pelourinho – dia 18 de junho, das 09h às 11h – Oficina gastronômica idealizada pelo Senac Pelourinho e realizada na sede da instituição. Capacidade: 30 alunos – Largo do Pelourinho, 13. Missa em homenagem aos Três Santos Juninos – Igreja do Rosário dos Pretos – dia 21 de junho, às 18h. Igreja aberta até às 22h.

Taboão – Oficina de Pratos típicos do São João – dia 18 de junho, às 11h, na Casa do Benin – O afrochef Jorge Washington ministra essa oficina gastronômica, que tem inscrições gratuitas pelo intagram @casadobenin – Baixa dos Sapateiros, 7 (entrada do Taboão). Culinária Musical – dia 19 de junho, às 12h, na Casa do Benin – Evento gastronômico musical comandado pelo afrochef Jorge Washington com participação da cantora Denise Correia e a Banda Naveiadanega. A entrada para o evento musical não será cobrada. O que for consumido de comida e bebida será cobrado.

Ruas do Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo – Um Encontro com Gonzagão – momento surpresa – uma linda homenagem ao nosso inesquecível Gonzagão, comandada pelo ator Vitório Emanuel, que fará intervenções surpresas em locais públicos e privados.

Largo do Santo Antônio Além do Carmo – Um pedacinho de tudo oferecido no São João do Centro Histórico estará disponível neste largo que é perfeito para a festa, tem até coreto. Música, brincadeiras, quermesse, gastronomia. E uma edição especial da Feira da Sé, que tem artesanato, moda e gastronomia. Feira da Sé – Todos os dias – das 16h às 21h – Idealizada pelo Instituto ACM, reúne moda, gastronomia e artesanato. Coreto Musical Santo Antônio – Todos os dias – das 18h às 21h – shows do Forró Fissura, Zé de Tonha, Forró Tripolar, Luciano Sanfoneiro, Rafael Sá, Trio Buruá, Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão, Geraldo Pita e Trio Alvorada e Grupo Chita Fina.

No Bairro do Santo Antônio Além do Carmo

Coreto da Praça do Bairro de Santo Antônio – foto Mário Edson/Divulgação

Devoção Popular a Santo Antônio – Todos os dias – das 14h às 20h – Visitação ao altar de Santo Antônio e exposição “Memórias Emolduradas”, na casa do artista plástico Rodrigo Guedes, idealizador do projeto. Na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559, St. Antônio Além do Carmo (em frente ao Yolo Café).

Exposição ANTÔNIOS – dias 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho – das 16h às 19h – 4ª edição da exposição ANTÔNIOS, idealizada pelo artista e fotógrafo Mário Edson reúne obras nacionais e internacionais, no ME Ateliê de Fotografia.  Ladeira do Boqueirão, nº 6 – St. Antônio Além do Carmo.

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – dia 20, das 14h às 16h – Quermesse do Coração, realizada na Igreja do Passo – Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo.

Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus – Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – dia 24, às 10h – Presidida por Vossa Eminência Rev.ma Cardeal Sérgio da Rocha, seguida de confraternização junina, na Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo – Rua do Passo, 52A, Santo Antônio Além do Carmo.

Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo

Trilha das Artes – Todos os dias – das 10h às 22h – 11 Ateliês e galerias dos artistas do Centro Histórico farão ambientação temática e montarão oratórios de Santo Antônio, São João ou São Pedro. O considerado mais bonito pelo público, que votará através das redes sociais, será premiado – do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo.

Veja quem participa do Circuito Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares e menus criados especialmente para a festa, também com preços especiais:

Rota Gastronômica Sabores do Interior – Bares e restaurantes do Centro Histórico desenvolverão menus especiais, temáticos, com preços também especiais, para oferecer aos visitantes. Cada bar e restaurante participante montará sua própria Capelinha de Melão. Participam 33 estabelecimentos : A Cubana, Alaíde do Feijão, Antique Bistrô, Axego, Bar e Restaurante Ulisses, Bar Zulú,

Boteco do Pelourinho, Boteco do Viajante, Cantina da Lua, Casa de Taipa, Comida Caseira, Cuco Bistrô, Donna Pimenta, Fera Petiscaria, Mãe Comida Afetiva, Malembe Food & Drinks, Managrill, Maria Mata Mouro, Mariposa, Marrom Marfim, Mascavo Vegan, O Coliseu, Odoyá, Opaió, Pão Pelô, Poison Art Club, Pelo Bistrô, Ponto Vital, Portal do Pelô, Restaurante Por Acaso, Restaurante CGC, Tropicalia, Uauá e Varanda Gourmet da Isa.

Instituições que fazem programação a preços populares : Associação Protetora dos Desvalidos – SPD, Balé Folclórico da Bahia – Teatro Miguel Santana, Casa do Benin, Casa do Carnaval, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja e Convento de São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Memorial das Baianas de Acarajé, Museu do Mar Aleixo Belov e Teatro Sesc Senac Pelourinho.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.