Música no Cruzeiro de São Francisco


Nadjane Souza/Divulgação

Toda semana a música baiana que tem suas raízes bem fincadas no Pelourinho é destaque no palco do Cruzeiro de São Francisco. Exemplo disso são o ator, cantor e compositor Diggo de Deus, que começou a cantar profissionalmente na banda mirim do Olodum, e se apresenta na sexta-feira, dia 10 de junho, e Nadjane Souza, talento prodígio da Banda Didá, que canta no sábado, dia 11 de junho. Mas de segunda a sábado, das 18h às 21h, o Palco do Cruzeiro já se tornou o point do happy-hour do Centro Histórico de Salvador. Os shows são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô, Maná Grill e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Confira a programação dia a dia :

Terça-feira, dia 07 de junho – SAMBA DE RAIZ – Aline Souza é cantora e compositora nascida em Salvador. Em 2016, participou do Iluminados, quadro do Domingão do Faustão, onde foi a primeira finalista. Gravou um EP “Meu Samba” com cinco músicas autorais. Viajou para o Qatar- Doha onde cantou por um ano no restaurante brasileiro “Ipanema”. Voltando de lá em 2018, continuou cantando em bares, restaurantes e eventos em Salvador. Em 2020 participou do “The Voice Brasil”, da Rede Globo, onde cantou “A Loba” e fez Iza, Lulu e Brown virarem pra ela. Aline saiu na quarta fase do programa, próximo das finais. Aline Souza tem um trabalho autoral que está disponível em todas as plataformas digitais, e também tem clipes no seu canal do YouTube alinesouzacantora.

Quarta-feira, dia 08 de junho – CHORINHO – O Gente do Choro é o grupo mais tradicional do choro da Bahia, formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinhos), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório, choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero totalmente nacional. O grupo Gente do Choro tem mais de 20 anos de trabalho musical. Hoje, o Gente do Choro possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, por elevar astral e contagiar a todos com o seu ‘tempero musical’ único.

Quinta-feira, dia 09 de junho – BOSSA NOVA, AXÉ E POP – Fred Aquino faz shows desde os 19 anos como músico do cantor baiano Deco Dias. Também acompanhou a cantora compositora Neila Kadhí e a cantora Joanna Terra. Em 2004 sua música “Urbanos”, gravada por Joanna Terra, e classificada para o segundo Festival da Educadora, ficou entres as 14 finalistas e entrou para o CD daquele ano. De 2003 a 2016 participou do grupo Cama de Voz. Fez parte da banda de forró Flor Serena como violonista e guitarrista. Como compositor, Fred Aquino já teve músicas gravadas pela banda Estakazero e por Cicinho de Assis. Em seus shows, busca fazer uma apresentação diversificada, repleta da boa música brasileira.

Fred Aquino/Divulgação

Sexta-feira, dia 10 de junho – AFRO-POP e MPB – Diggo de Deus, ator, cantor e compositor, começou a cantar profissionalmente na banda mirim do Olodum no ano de 2005 e no ano seguinte passou a integrar a ala de canto do Bloco Olodum onde esteve até o ano de 2013. Nesse período fez diversas coisas paralelas, como shows em diversas cidades da Suécia, incluindo o Brazilian Day de Estocolmo, em 2015, e em Copenhagen em 2016. Chegou à semifinal do programa Ídolos, na TV Record em 2008. Gravou como backing vocal o DVD “Santo de Casa”, da cantora Mariene de Castro e fez parte da banda Vixe Mainha no ano de 2011. Atualmente vem desenvolvendo seu trabalho autoral paralelamente a shows em barzinhos e eventos privados. Hoje no seu show Diggo mostra um pouco de todas essas experiências vividas na sua carreia, tentando ao mesmo tempo mostrar sua história e ser atual.

Sábado, dia 11 de junho – SAMBA-REGGAE – Nadjane Souza foi selecionada ainda adolescente para se tornar uma das cantoras da banda Didá e em 1997 ela estreou no carnaval de Salvador. Aos 16 anos já fazia shows pelo Brasil, Argentina, Uruguai e USA, dividindo palco com artistas como Sandra de Sá, Emílio Santiago e Daniela Mercury. Em 1998, aos 17 anos, foi convidada para cantar na Banda Egrégora´s. Também formada por mulheres, seu talento a tornou voz principal, participando de shows pelo Brasil e Europa, onde se apresentou em países como França, Suíça e Alemanha.

No ano 2000, decidiu juntar sua experiência, sonho e determinação para realizar seu primeiro trabalho pessoal, a banda Tribazumm. A cantora preservou suas raízes musicais, trazendo todo peso percussivo e com isso, ganhou ainda mais destaque e visibilidade como artista. Após 8 anos de muito trabalho, dedicação e empenho, fazendo shows por todo Brasil, o Olodum convidou a Tribazumm para fazer as aberturas das terças da Benção. Esse convite rendeu a Nadjane uma proposta para assumir os vocais feminino da banda.

Como cantora do Olodum, participou de turnês, inúmeros eventos e festivais de música no Brasil e em países como Itália, Argentina, Chile, Uruguai, México, África do Sul, Senegal, Alemanha, Guiana Francesa e EUA. Um dos diferenciais da artista é cantar canções em inglês. Também participou de programas de TV e rádio no Brasil e em outros países. Em 14 de janeiro de 2015, Nadjane estreou seu primeiro show em carreira solo, Multiplicidade. A cantora também gravou seu primeiro DVD e teve como produtor musical Elpídio Bastos. Paralelo à sua carreira solo, Nadjane Souza participou de diversos projetos musicais, dentro e fora do Brasil.

E na segunda-feira que vem, dia de Santo Antônio, tem forró!

Gel Barbosa/Divulgação

Segunda-feira, dia 13 de junho – FORRÓ – Que tal curtir um forró de primeira qualidade, em plena segunda-feira, num lugar lindo e tranquilo? Quem faz o convite é Gel Barbosa, produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, que já tocou com artistas como Elba Ramalho. Considerado um dos melhores sanfoneiros nordestinos da atualidade, fez participação no primeiro CD solo do cantor sueco Thomas Eby, tocou no CD Obatalá, onde participaram artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Alcione, Marisa Monte e Jorge Ben. Hoje Gel Barbosa divide seu tempo também entre gravações e produção musical de diversos gêneros musicais como forró, choro e frevo.

Serviço:

Terça-feira – dia 07.06, a partir das 18h – Aline Souza

Quarta-feira – dia 08.06, a partir das 18h – Gente do Choro

Quinta-feira-feira – dia 09.06, a partir das 18h – Fred Aquino

Sexta-feira – dia 10.06, a partir das 18h – Diggo de Deus

Sábado – dia 11.06, a partir das 18h – Nadjane Souza

Segunda-feira – dia 13.06, a partir das 18h – Gel Barbosa

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.