Espetáculos de dança e homenagem ao maestro Letieres Leite no TCA


Divulgação

Na 4ª edição do Novembro das Artes Negras, a Fundação Cultural apresentará no palco principal do Teatro Castro Alves os espetáculos “PADÊ” e “ARAMIMO”, produzidos por estudantes da Escola de Dança da Funceb, além de uma homenagem ao maestro Letieres Leite. Será nesta sexta-feira (26), a partir das 19h. Ingressos limitados serão vendidos na bilheteria do TCA nos valores de R$6/3 a partir das 12h desta sexta e no Sympla, em mesmo horário.

Inspirado na cerimônia em honra a Exu que antecede as festas do Candomblé e trazendo o magnetismo ancestral, em “PADÊ”, a coreografia não conta uma história, mas expressa a “materialização da sensibilidade ritualística”, a relação energética que ela provoca. Esta essência é revelada a partir dos movimentos dos intérpretes no palco, que por meio de procedimentos poéticos, buscam delinear essas práticas que cruzam-se firmando uma espécie de assentamento comum codificado nos trânsitos da ancestrais. A coreografia é do professor Márcio Fidelis.

Aramimo. Foto Fernanda Pimenta/Divulgação

Já no espetáculo “ARAMIMO” – é no ara (corpo) que o mimo (sagrado) se manifesta. O espetáculo enaltece a força ancestral representada pelos arquétipos dos orixás como forma de potência do sujeito contemporâneo frente as complexidades da vida. Ele fala de territórios sagrados, problematiza a extensão de corpo, dos indivíduos/sujeitos e suas culturas. Aramimo configura-se como uma enunciação metafórica para versar sobre ancestralidade, territorialidades e interações. A coreografia – de Matheus Ambrozi – apresenta movimentações inspiradas nas simbologias dos orixás e expressões da cultura popular brasileira.

Homenagem

Ainda neste dia, a Funceb prestará uma homenagem musical ao maestro Letieres Leite, que faleceu no mês de outubro. Será com a apresentação do Rumpilezzinho, laboratório musical idealizado e guiado por ele que há cinco anos forma jovens músicos com idades entre 15 e 25 anos.

Desse intenso mergulho nos elementos da música de matriz africana e temas transversais, nasceu o Coletivo Rumpilezzinho, uma banda que reúne sopros, percussão, instrumento harmônicos e cordas, propondo a ampliação dos horizontes sonoros e profissionais dos integrantes, e partindo da crença de que é possível empoderar jovens músicos/artistas através de um novo olhar sobre a música popular e suas múltiplas subjetividades e cenários.

Padê. Divulgação

O acesso ao Teatro cumprirá o Protocolo Setorial para Teatros e Casas de Espetáculo e os decretos municipais e estaduais.  Acesse a Cartilha aqui.  

 Novembro das Artes Negras

Quando: Dia 26 de novembro, 19h

Quanto: R$ 6/3

Onde: Teatro Castro Alves

Ingressos na bilheteria do TCA e no Sympla a partir das 12h desta sexta (26)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.