Yoga: prática trabalha corpo e mente


Fotos/ Divulgação

Estamos há mais de um ano e meio vivendo um período de inúmeras transformações. Fomos pegos de surpresa com um confinamento inesperado, uma pandemia que mudou toda a nossa a rotina e estilo de vida. Assim, na busca pelo bem-estar e para ajudar a amenizar a ansiedade que essa fase nos proporcionou, muitas pessoas foram buscar um refúgio no yoga.

Cada vez mais se difundindo no lado ocidental do mundo, incluindo o Brasil, o yoga é uma prática que visa trabalhar o corpo, a mente e a alma de forma interligada. Através de técnicas respiratórias, posturas e meditação estática ou em movimento, a prática do yoga auxilia no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna.

Além disso, melhora o equilíbrio e promove a sensação de bem-estar e disposição, podendo ser praticada por qualquer pessoa. A prática do yoga proporciona benefícios para os sistemas esquelético, muscular, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e reprodutivo.

Desse modo, o corpo e a mente trabalham de forma interligada e em harmonia. “Como o yoga é uma atividade que está o tempo todo cobrando atenção e memória, ajuda na prevenção de perdas cognitivas, proporciona maior consciência corporal, além de ajudar no controle da mente para que ela influencie o corpo”, explica Normando Sacramento, instrutor de ioga na rede Alpha Fitness.

Por conta disso, os benefícios do yoga são inúmeros! Ela melhora o funcionamento do corpo, pois contribui para o aumento da resistência, flexibilidade e fortalecimento dos músculos. Outro fator importante é que a meditação aplicada nas aulas de Yoga ajuda a focar na respiração e acalmar a mente, deixando-a livre de problemas. Isso irá proporcionar maior equilíbrio emocional, com sensação de tranquilidade e plenitude, diminuindo o estresse e a ansiedade.

“O yoga aumenta a quantidade de oxigênio que chega ao seu cérebro. Isso desperta o sentimento de felicidade, autoconfiança, otimismo e satisfação, contribuindo, inclusive, para o tratamento da depressão”, diz o Instrutor da Rede Alpha Fitness. Vale lembrar que a Rede Alpha dispõe de aulas de yoga em 11 unidades de Salvador, e estúdios exclusivos para a modalidade na unidade do Shopping Paralela e na unidade de Vitória da Conquista.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.