Cursos de música do TCA com inscrições abertas


Foto Aline Valadares/Divulgação

Aulas gratuitas de apreciação musical e prática de flauta seguiram de setembro a dezembro

Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do Teatro Castro Alves (TCA) iniciam mais uma jornada de formação online, com as turmas da 3ª edição do ano de 2021.

As inscrições para as três opções de cursos são gratuitas, e estarão disponíveis entre os dias 25 e 29 de agosto, quarta-feira a domingo, no site www.tca.ba.gov.br. As pessoas interessadas em participar não precisam de nenhum conhecimento prévio: o intuito da atividade é justamente a introdução à apreciação musical e prática de instrumento. São oferecidas turmas matutinas e noturnas dos cursos:

“A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h; “História da música: compositoras e compositores”, com Karina Seixas, às terças-feiras, das 19h às 21h, e quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h30.

Uma aula inaugural acontecerá no dia 10 de setembro, sexta-feira, às 10h, iniciando os trabalhos remotos, com as boas-vindas aos novos participantes e orientações técnicas sobre a rotina das atividades. O encontro reúne os três professores, que são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Cada curso possui duas salas semanais, garantindo a participação de 370 alunos no total. As aulas seguirão até o mês de dezembro de 2021, com um encontro por semana, realizado ao vivo por meio da plataforma Zoom Meeting.

O maior equipamento cultural da Bahia segue promovendo ações formativas no ambiente digital, atingindo um amplo número de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o vasto mundo da música. O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) é parceiro desta realização.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até 6 de setembro, devendo confirmar o interesse.

Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet.

Especificamente no curso “Iniciação a Flauta Doce”, o aluno terá direito ao certificado com 80% de presença nas aulas, também sendo necessária uma prática individual, apresentada na última aula: sejam exercícios abordados ao longo dos encontros de aprendizado ou algum tema livre à escolha do aluno.

Além disso, logo na primeira aula, o participante deverá ter em mãos uma flauta soprano (germânica ou barroca). Caso o aluno pretenda adquirir o instrumento, a sugestão é que se opte pela flauta barroca. Para o aluno participar dos exercícios propostos em aula, a câmera deverá estar aberta, visando orientações e correções da postura. Caso existam vagas remanescentes, ex-alunos poderão ser inscrever.

A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com Alexandre Loureiro

Turma 1: segundas-feiras, das 19h às 21h, de 13 de setembro a 22 de novembro

Turma 2: quartas-feiras, das 19h às 21h, de 15 de setembro a 17 de novembro

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente.

O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

HISTÓRIA DA MÚSICA: COMPOSITORAS E COMPOSITORES

Com Karina Seixas

Turma 1: terças-feiras, das 19h às 21h, de 14 de setembro a 7 de dezembro

Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 12h, de 16 de setembro a 9 de dezembro

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

O curso tem por objetivo aproximar o público leigo do universo da música clássica, através da busca de uma escuta mais apurada dos diversos estilos encontrados na história da música ocidental. O conteúdo do curso abrange a música desde a Idade Média até o início do século XX, com as inúmeras vertentes.

Partindo desse enfoque histórico, o aluno irá conhecer os instrumentos de orquestra, como também os instrumentos antigos, o uso de elementos da música em cada época, o contexto histórico-cultural e uma pequena biografia de compositoras e compositores de cada período. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.

INICIAÇÃO A FLAUTA DOCE

Com Uibitu Smetak

Turma 1: quartas-feiras, das 10h às 12h30, de 15 de setembro a 1º de dezembro

Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 12h30, de 17 de setembro a 3 de dezembro

25 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce

O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical.

A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.