Reabertura dos parques públicos municipais


Fotos Jefferson Peixoto/Secom

Os parques públicos municipais vão reabrir a partir desta segunda-feira (12), após quatro meses de atividades suspensas, novamente sob protocolos sanitários para garantir a visitação da população de forma segura durante este período de pandemia da Covid-19. Os equipamentos, administrados pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), estão liberados a funcionar de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados.

São cinco as opções de lazer à disposição de turistas e soteropolitanos. Os parques da Cidade (Itaigara) e o dos Ventos (Boca do Rio) funcionarão de segunda a sábado, das 5h às 22h. No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros funcionará de segunda a sábado, de 5h às 19h.

Já o acesso ao Parque da Lagoa dos Dinossauros deverá ser previamente agendado no site lagoadosdinossauros . salvador . ba .gov .br, das 8h às 17h, também de segunda a sábado. O limite de agendamento é 200 pessoas por cada horário disponível.

O Jardim Botânico, em São Marcos, abrirá de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, funcionará de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h as 13h. A entrada neste último local também deve ser feito por agendamento, através do telefone (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

Protocolos – Os espaços devem funcionar sob protocolos específicos, publicados em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) da quinta-feira (8). Dentre as medidas está a necessidade de designação de acessos específicos para entrada e saída e, sempre que possível, estabelecer fluxos únicos de movimentação dos visitantes para evitar aglomerações e o cruzamento de pessoas.

O uso de máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas. Deve ser disponibilizado álcool a 70% nas entradas dos parques, nas entradas dos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas.

Os equipamentos de uso compartilhado, academias de ginástica e anfiteatros devem permanecer fechados. São permitidas atividades esportivas desde que todos os participantes usem máscaras durante todo o período e seja mantido o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Não são liberadas atividades que possam gerar aglomerações como piqueniques, rodas de conversa, shows, grupos escolares ou religiosos e similares. Em áreas gramadas, os lugares permitidos para utilização têm que estar demarcados para garantir o distanciamento mínimo.

Também está proibido o uso de bebedouros nos espaços comuns dos parques. O acesso em veículos só será permitido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; para atividades de manutenção e segurança; ou para o desempenho de atividades administrativas.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.