Projeto “TCA de Braços Abertos” no canal youtube


Abian Deux Ex Machina Direção Mayara Ferrão. Fotos/Divulgação

O projeto “TCA de Braços Abertos”, que ocupa as redes digitais do Teatro Castro Alves, será palco para a primeira exibição da coletânea audiovisual “Deux Ex Machina”, uma remontagem inédita do projeto transdisciplinar “Abian” (Ngàbyí = abençoado e Yìán = o escolhido). A obra estreia nesta sexta, 18 de junho, às 19h, no YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) até 20 de junho.

“TCA de Braços Abertos” segue até dia 30 de junho: dia 23, o “Especial Nordestes” com o show “O Velho Homem Rio”, do cantor e compositor Celo Costa; dia 28 , como homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+, acontece o espetáculo episódico “PARA-ÍSO”, com direção e dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr. A última edição é no dia 30 com o espetáculo de música e poesia “Do Cordel Remoçado ao Cibercordel”, de Omar Tolstói.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Abian Deux Ex Machina 

Sob a direção de Mayara Ferrão, o web-espetáculo imersivo, filmado em 360º, tem texto e performance de Diego Alcântara com direção musical de Filipe Mimoso. “Abian” busca desmistificar os traumas dos corpos negros entre os discursos de mitos pessoais e das narrativas cotidianas desprogramadas. O vídeo poderá ser assistido até domingo, 20 de junho.

O solo se propõe a discutir o elo entre o sagrado, o profano e a ancestralidade através de uma epopeia descolonial. É um intercâmbio de possibilidades de narrativas estéticas traduzidas na diáspora sobre a história da tecnologia x ancestralidade.

A coletânea audiovisual “Deux Ex Machina” desenterra sistemas afrofuturistas de linguagem, seja pela oralidade, escrita ou imagem; semiótica entre a realidade e a ficção, virtualidade, pintura, videoperformance, música e redes sociais.

A concepção do espaço cenográfico funciona como uma espécie de galeria, tendo instalações como base e performances acontecendo por todos os espaços. Uma interatividade que busca recriar a experiência de “estar presente”.

É possível controlar o campo de visão livremente pelo espaço, numa experiência que passeia por todos os detalhes do ambiente. A ideia é proporcionar uma liberdade de interação online não-convencional entre a obra, o espaço e o público.

Com realização da Gana, a direção geral e direção de arte são de Mayara Ferrão; performance e texto de Diego Alcântara; a direção musical, montagem e edição são de Filipe Mimoso; coordenação de produção de Ismael Fagundes, com produção executiva de Júlia Salgado; figurino de Teresa Abreu; fotografia de Alan dos Anjos; e coreografia de Sebastião Inocêncio.

Próximas edições – No dia 23 de junho, quarta-feira, o “Especial Nordestes” do “TCA de Braços Abertos” traz o show “O Velho Homem Rio”, do cantor e compositor Celo Costa. Já no 28 de junho, como homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+, o YouTube do TCA recebe o espetáculo episódico “PARA-ÍSO”, com direção e dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr.

Na quarta, 30 de junho, é a vez do espetáculo de música e poesia “Do Cordel Remoçado ao Cibercordel”, de Omar Tolstói. Lançado em 2020, o “TCA de Braços Abertos” é uma janela oferecida pelo Teatro Castro Alves para exibição de iniciativas culturais em seu canal de YouTube, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo antes da pandemia.

TCA de Braços Abertos” apresenta

Quando: 18 a 30 de junho

Onde: Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.