Exposição fotográfica do Corredor da Vitória


A arte sempre encontra um espaço para a sua expressão pública. E a rua pode ser o lugar para a sua manifestação; ou, mais especificamente, um dos trechos mais charmosos de Salvador, o Corredor da Vitória.

Trata-se da exposição fotográfica “Vitória-Alive”, um projeto que reúne o fotógrafo soteropolitano Eduardo Moody, e o empreendimento Alive, edifício que será construído no local onde funcionou durante décadas a Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu). A curadoria da exposição é da escritora Andréa Beraldo.

A exposição é composta por nove obras de Moody, que estão especialmente alocadas no tapume de telha de zinco que se encontra no local da construção. A iniciativa se encaixa dentro do conceito de gentileza urbana abraçado pelos empreendedores do Alive. A noção adotada pelo urbanismo tem como princípio garantir que projetos arquitetônicos mantenham uma relação harmoniosa, estreita e gentil com a circunvizinhança, com a cidade.

As imagens que compõem o “tapume artístico” do Alive captam uma atmosfera única: as belezas do entorno do Corredor da Vitória. As fotografias de Moody permitem que do mar, da calçada ou do céu, a pessoa possa olhar, admirar e até respirar esse corredor que se tornou um dos lugares mais icônicos de Salvador, por sua beleza natural, sua arquitetura que mistura casarões antigos e edifícios contemporâneos, árvores centenárias, calçadas de pedra portuguesa e uma longa história de relação afetiva no imaginário do baiano.

O percurso traçado pelo olhar do fotógrafo abraça a maior parte da Avenida Sede de Setembro, se iniciando no Farol da Barra, passando pela Igreja de Santo Antônio da Barra, vista do mar, um flash da fachada do Museu Rodin, o vislumbre do céu verde de folhas que brotam dos galhos dos centenários oitis, de onde pendem também cipós e grandes bromélias, o por do sol deslumbrante da Baía de Todos os Santos, o mar de vários ângulos.

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Moody tem percorrido o caminho da fotografia há mais de 20 anos. Primeiro dominou e utilizou a técnica dos filmes analógicos até chegar às câmeras e recursos digitais. Seu trabalho tem duas vertentes: fotografia como arte, por meio da qual, como ele gosta de dizer, “cria verdadeiras janelas nas paredes que abrigam” obras suas; e fotografias institucionais e publicitárias para grandes empresas e organizações no Brasil e em outros países.

A união entre o trabalho de Moody e a curadoria de Andréa Beraldo já rendeu frutos anteriores. Em 2019, organizaram e produziram juntos a exposição “Sal, suor & labor”, na Creche-Escola Finn Larsen, onde foram promovidas mediações culturais gratuitas para crianças e jovens da região de Praia do Forte. Ao todo, 670 estudantes participaram das ações que exploravam mais profundamente as relações entre arte e educação. Com doutorado em Literatura e Cultura, Beraldo lançou, em 2016, o livro “Amantes sem estrelas: visões do amor em textos de Nelson Rodrigues”, pela Edufba.

O Alive já foi alvo de “ensaio” premiado durante a edição de 2020 da Casa Cor Bahia. O escritório GAM Arquitetos, dos sócios Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril, apresentou um apartamento estúdio de 25m², em forma de vitrine, com um corte longitudinal em um contêiner que permitiu que o visitante possa, praticamente, entrasse no espaço e observar cada detalhe da decoração. A ideia foi expor um apartamento tipo do empreendimento, mostrando que é possível decorar com sofisticação e praticidade um ambiente compacto, deixando-o igualmente aconchegante. O Alive é uma aposta do Grupo Civil, da Capa Incorporadora, da Leão Engenharia e da Dona Empreendimentos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.