Clipe e documentário sobre samba de Cabaceiras do Paraguaçu   


Fotos/Divulgação

O projeto “Agora os netos vão sambar!” lançou o clipe “O Samba Não Pode Parar!” e exibe o documentário “Nossas Mestras e Nossos Mestres” no canal do Youtube Raízes do Paraguaçu, onde o público poderá assistir a produção até dia 15. A proposta é preservar a memória do samba de roda através das vivências entre os mestres e mestras da Cultura Popular com as crianças e jovens da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. O registro dessas histórias em audiovisual visa respeitar todos os protocolos de segurança do estado e município, unindo gerações de pessoas negras para discutir, preservar e vivenciar sua cultura.

Segundo os idealizadores do projeto, a preservação da cultura negra perpassa pela forma como ela atinge as futuras gerações e, “incutir nelas o amor que os mais velhos possuem por seus saberes e fazeres, é fundante para perpetuação da prática cultural.” A ideia é aproximar crianças e jovens das mestras e mestres para ouvir, aprender e despertar sobre a importância de alimentar a cultura da cidade, reconhecendo e valorizando aqueles que vieram antes, através de vivências realizadas entre fevereiro e março.

Essa é uma forma de resgatar a tecnologia ancestral baseada na oralidade, onde os mestres e mestras contaram suas histórias e experiências, objetivando inspirar as crianças e juventude da cidade, principalmente aquelas que integram o Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu.

A iniciativa quer registrar essa experiência e manter vivas essas histórias, construindo um material referencial para se compreender a história e cultura local. O projeto busca ainda visibilizar mestres e mestras negros que, por ora, ainda são invisíveis quanto a sua trajetória de vida e resistência. Por isso, o minidocumentário Nossas Mestras e Nossos Mestres, produzido pela Souz Empreendimentos e o Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu,cumpre o papel de, cada vez mais, partilhar narrativas e torná-las perenes aos mais novos.

De acordo com Naiane Araújo, “mobilizar crianças, adolescentes e jovens a se inspirar nos mais velhos, é reafirmar que o povo negro pulsa vida e resistência”, afirma a intrutora do Samba de Roda Mirim Raizes do Paraguaçu.

Para valorizar o trabalho realizado e estimular a autoestima das crianças e jovens, acontece o lançamento do clipe da música “O Samba Não Pode Parar!”, composta por Naiane Araújo e Priscila Sales, que busca convocar essas crianças e jovens a se ver como co-responsáveis pela continuidade da nossa cultura, a cultura do povo negro.

O Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu é um grupo que nasce para trabalhar com a preservação do samba de roda por meio das crianças e adolescentes. Atualmente, conta com 45 membros e tem atuado diretamente para fortalecer e manter a cultura negra viva da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios.

O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

 Agora os Netos Vão Sambar! 

Onde: Canal do Youtube (Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu)  https://www.youtube.com/channel/UC6dqcScVusml5CvBMTZqYag

Quanto custa: Gratuito

Informações? @raizesdoparaguacu https://www.instagram.com/raizesdoparaguacu/

https://facebook.com/raizesdoparaguacu

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.