Mostra Competitiva Brasil do 14º Cine Esquema Novo acontece em abril


A Chuva Acalanta a dor. Divulgação

O 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira divulga os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil do evento que ocorre de 10 a 15 de abril em formato totalmente on-line e gratuito. Do total de 395 inscritos, 31 obras foram escolhidas para integrar a principal mostra da programação do festival. Foram mais de 144 horas de material avaliadas e selecionadas pelo time de curadores formado por Dirnei Prates, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Vinícius Lopes.

Este ano, por conta do formato on-line, a organização do festival criou uma novidade para a Mostra Competitiva Brasil: o Caderno de Artista. A novidade estará em diversos conteúdos que serão construídos em parceria com cada um dos selecionados, que estarão disponíveis em um ambiente digital criado para cada participante.

“Estamos propondo aos selecionados que escolham outra obra audiovisual que entre em diálogo com seu trabalho, para estar em exibição com seu filme no festival. Esta obra escolhida pelo artista não estará na Mostra Competitiva Brasil, mas ela fará parte do que chamamos de Caderno de Artista, uma área que reunirá, além do filme selecionado, a obra que dialoga com o trabalho em competição, entrevistas, informações e outras imagens, convidando o público a ter uma maior compreensão do universo de cada realizador”, declaram Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo, Gustavo Spolidoro e Alisson Avila, organizadores do CEN, que celebra 18 anos de existência em 2021.

Os Últimos Românticos do Mundo. Divulgação

A seleção conta com dez projetos assinados por duos ou grupos, 8 realizadoras, 19 realizadores, além de artistas agênero e não-bináries. Temáticas como cenário político brasileiro atual, direitos humanos, fim do mundo, saúde mental, questões indígenas, memória e história, racismo, solidão na contemporaneidade, identidade queer, religiosidade, futuro, exploração da natureza, territorialidade, laços familiares, entre outras, pautam os títulos selecionados a partir de onze Estados brasileiros e duas produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional).

Eu não sou um robô (Gabriela Richter Lamas, Maurílio Almeida, Felipe Yurgel, Lívia Pasqual, Guilherme Cerón, Rafael Duarte), O Ciclope (Guilherme Cenzi, Pedro Achilles), Per Capita (Lia Leticia), Performatividades do Segundo Plano (Frederico Benevides e Yuri Firmeza), sem título #6: o Inquietanto (Carlos Adriano) e Urubá (Rodrigo Sena) têm estreia mundial no festival, além de quatro estreias nacionais: 13 Ways of Looking at a Blackbird (Ana Vaz), A chuva acalanta a dor (Leonardo Mouramatheus), As vezes que não estou lá (Dandara de Morais) e Para Colorir (Juliana Costa).

As Vezes Que Não Estou Lá. Divulgação

A lista também integra títulos como O Mundo Mineral, de Guerreiro do Divino Amor, artista contemplado com o Prêmio Pipa 2019 e que participa pela terceira vez do festival; 13 Ways of Looking at at a Blackbird, de Ana Vaz, que integra a mostra Forum Expanded do 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

 

O 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem. Projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020. Mais informações, acesse: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/cineesquemanovocen | @cine_esquema_novo

Mostra Competitiva Brasil – 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira – selecionados

#eagoraoque – Jean-Claude Bernardet & Rubens Rewald

13 Ways of Looking at a Blackbird – Ana Vaz

A chuva acalanta a dor – Leonardo Mouramateus

Antes do Azul – Romy Pocztaruk

As Vezes Que Não Estou Lá – Dandara de Morais

Atordoado, Eu Permaneço Atento – Henrique Amud & Lucas H. Rossi dos Santos

Caminhos encobertos – Beatriz Macruz e Maria Clara Guiral (diretoras); Thiago Henrique Karai Jekupe e Victor Fernandes Karai Mirim (história original)

cantar é com os passarinhos – Amanda Teixeira

Célio’s Circle – Diego Lisboa

Deserto Estrangeiro – Davi Pretto

Entre nós e o Mundo – Fabio Rodrigo

Eu Não Sou Um Robô – Gabriela Richter Lamas, Maurílio Almeida, Felipe Yurgel, Lívia Pasqual, Guilherme Cerón, Rafael Duarte

Fazemos da memória nossas roupas – Maria Bogado

Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé – Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra

Lyz Parayzo Artista do Fim do Mundo – Fernando Santana

Milton Freire, um grito além da história – Victor Abreu

O Ciclope – Guilherme Cenzi, Pedro Achilles

O Jardim Fantástico – Fábio Baldo e Tico Dias

O Mundo Mineral – Guerreiro Do Divino Amor

Os Últimos Românticos do Mundo – Henrique Arruda

Para Colorir – Juliana Costa

Per Capita – Lia Leticia

Performatividades do Segundo Plano – Frederico Benevides e Yuri Firmeza

Perifericu – Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira

Rocha Matriz – Cristal Líquido (Gabriel Menotti e Miro Soares)

sem título # 6 : o Inquietanto – Carlos Adriano

Ser Feliz No Vão – Lucas H. Rossi dos Santos

URUBÁ – Rodrigo Sena

Vagalumes – Léo Bittencourt

Vento Seco – Daniel Nolasco

Vil, má – Gustavo Vinagre

14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira

Quando: 10 a 15 de abril

Onde: www.cineesquemanovo.org

Valor: gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.