Vídeo homenageia os 40 anos do Balé do TCA


Divulgação

Projeto de extensão exibe material que reúne bailarinos fundadores da companhia e alunos que participaram das atividades em 2020

O Laboratório BTCA de Criação e Realização em Artes Cênicas (LAB BTCA), projeto de extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), apresenta no próximo dia 28 de fevereiro (domingo), às 19h, o vídeo resultado das atividades promovidas no formato online durante o ano de 2020. O tema do produto audiovisual é o aniversário de 40 anos da companhia oficial de dança da Bahia, que será comemorado em 1° de abril. O material será divulgado no canal do BTCA no YouTube: www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca.

“O enfoque é os 40 anos de fundação do Balé Teatro Castro Alves. Estamos fazendo uma homenagem aos quatro bailarinos que foram fundadores do BTCA e ainda estão em atividade na companhia: Paullo Fonseca, Evandro Macedo, Konstanze Mello e Anna Paula Drehmer”, explica Sylvan Barbosa, bailarino mediador do LAB BTCA em 2020.

No vídeo, os bailarinos fundadores contam “causos”, com histórias interessantes que aconteceram no primeiro ano de funcionamento da companhia, em 1981, conforme relata Sylvan. “Num primeiro momento, eles participaram separadamente de lives e, depois, em conjunto, foram entrevistados todos juntos”, explica ele, sobre a captação de imagens.

O LAB BTCA acontece há mais de 10 anos e visa a contribuir com a formação empreendedora de artistas. As aulas proporcionam aos participantes a experiência de criação de um produto artístico, incluindo as dinâmicas de gestão e produção. A edição de 2020 foi realizada online por conta da pandemia da Covid-19.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.