Espetáculos virtuais de Renata Sorrah e de Cia de Teatro da Ufba


Foto: Preto Estúdio/Divulgação

A mescla de textos das peças “Esta Criança”, “Krum” e “Preto” estarão presentes na apresentação de Renata Sorrah em companhia, que ocorre dia 27 de fevereiro, às 20h, pelo youtube do Catálogo Brasileiro de Teatro. Na peça, a atriz se une ao dramaturgo e diretor Marcio Abreu, que foi seu parceiro na construção desses textos. A obra se articula a partir da fala pública de uma mulher em sua casa, que na vivência da quarentena discute temas como isolamentos, lamentos, obscurantismos, nacionalismos crescentes, belicismos exacerbados, preconceitos e extremismos religiosos.

Além da obra de Renata, a Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também estará na programação deste final de semana do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Baseada na tese homônima do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon, a peça Pele Negra, Máscaras Brancas será exibida dia 26 de fevereiro, às 20h. O texto original é referência mundial para discussão sobre o racismo. Além deste, a obra dirigida por Onisajé – primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Companhia, traz referências do livro ‘Os Condenados da Terra’.

Com dramaturgia de Aldri Anunciação, a obra trabalha o presente, passado e futuro para falar como o processo de colonização construiu sofrimentos psicológicos em corpos negros. O projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, idealizado pela Fred Soares Produções desde 2000, é reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, que reúne artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, o evento traz ainda obras de Salvador e cidades do interior da Bahia.

O Catálogo Brasileiro de Teatro traz dois meses de projeto com exibições de espetáculos gratuitas, a partir do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Pele Negra, Máscaras Brancas

Quando: 26 de fevereiro, 20h

Exibição: no canal do youtube do Catálogo Brasileiro de Teatro

O quê: Renata Sorrah em companhia

Quando: 27 de fevereiro

Horário: 20h

Exibição: no canal do youtube do Catálogo Brasileiro de Teatro

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.