Nara Couto com “Outras Áfricas” no TCA


Divulgação

O terceiro show do projeto “Voltando aos Palcos” do Teatro Castro Alves (TCA) traz “Outras Áfricas” para a Sala do Coro do TCA. Nara Couto apresenta o espetáculo musical que marcou sua estreia em carreira solo, estabelecendo uma ponte entre o continente africano e a Bahia, através de seus compositores, em releituras contemporâneas de canções clássicas e novas propostas sonoras. O público poderá assistir ao vivo no dia 23 de outubro (sexta-feira), às 20h40, em transmissão no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta.Em cena, a cantora será acompanhada pelos músicos Ldson Galter, Marcelo Galter e Reinaldo Boaventura. De um lado, o repertório busca as raízes da música africana que, nas últimas décadas, alcançou repercussão mundial através de vozes como as de Miriam Makeba, Sara Tavares e Lura, referências para Nara. Mas também privilegia a boa composição baiana, trazendo releituras da obra de Roberto Mendes, Capinam, Mateus Aleluia, Carlinhos Brown, Jarbas Bittencourt e até um clássico samba do imortal Batatinha.

Por se fundamentar na dinâmica percussiva e na voz, o espetáculo é intimista e referenciado na herança dos negros bantos. Responsáveis pela introdução, no continente americano, de múltiplos instrumentos musicais, como a cuíca ou puíta, o berimbau, o ganzá e o reco-reco, bem como pela criação da maior parte dos folguedos de rua até hoje brincados nas Américas e no Caribe, foram certamente africanos do grande grupo etnolinguístico banto que legaram à música brasileira as bases do samba, ou semba, como é conhecido pelas bandas de lá, assim como pela grande variedade de manifestações culturais que lhe são afins.

O show “Outras Áfricas” tem esse título inspirado em uma canção do compositor Jarbas Bittencourt, que expressa claramente o desejo da cantora de buscar uma africanidade própria, que seja o somatório das experiências dela no universo dessa herança africana tão cultuada e mítica, que é também matriz de tudo o que se cria musicalmente na Bahia e em boa parte do mundo na atualidade.

Sobre o “Voltando aos Palcos” – É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto farão shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

“Voltando aos Palcos” apresenta:

Nara Couto

Quando: 23 de outubro de 2020 (sexta-feira), 20h40

Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)

Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

TVE Bahia

107.5 Educadora FM Bahia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.