Recorde nacional com maior árvore de Natal em 2019


Foto: Max Haack/Secom

Salvador quebrou o recorde de maior árvore de Natal feita com garrafas pet no país em 2019. O resultado foi divulgado pelo portal RankBrasil, site que registra recordes brasileiros. A peça foi construída a partir de 22 mil garrafas de plástico de dois litros cada e alcançou 21 metros de altura. Na ocasião, a árvore ficou exposta na Praça Municipal, próxima do Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da capital baiana.A peça foi produzida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e teve assinatura do artista plástico Gilson Cardoso. O trabalho foi realizado por cerca de trinta profissionais da empresa. Desde a sua concepção até a montagem e instalação foram necessários quatro meses de trabalho árduo para que soteropolitanos e turistas pudessem desfrutar da beleza do equipamento.

A ação também serviu como atrativo para que as pessoas repensem a preservação do meio ambiente e despertem o interesse de possibilitar novos usos para materiais que iriam para o lixo. Além de garrafas pet, a árvore gigante foi construída com arame, lacre, tela de proteção, e tinta esmalte sintético vermelho, dourado e verde para colorir os enfeites. Após a desmontagem, todas as garrafas foram doadas para cooperativas de reciclagem.

Cuidando do planeta – Salvador incentiva a reciclagem através da parceria da Prefeitura com cooperativas e associações de catadores. São disponibilizados caminhões de coletas e encaminhamento dos recicláveis coletados. No ano anterior, a Prefeitura implantou o programa Casa Soma, no qual o cidadão entrega o seu resíduo reciclável, o que gera pontos que depois podem ser trocados por produtos ou serviços no comércio local nos bairros.

Até o primeiro semestre de 2021 mais dez casas com este propósito serão implantadas. Além disso, uma equipe composta por 38 pessoas, entre coordenadores, técnicos e agentes de educação ambiental, realizam ações como educação porta-a-porta, palestras em escolas públicas e particulares, atividades diversas na Semana do Meio Ambiente e utilização das redes sociais para divulgação de informações de incentivo à reciclagem.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.