Confira a programação do “TCA em Casa”


Morgana Moreno e Marcelo Rosário. Divulgação

Mais uma semana de outubro move o Teatro Castro Alves (TCA) na programação de seu “TCA em Casa” e destaca a infância pelo Dia das Crianças. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

A “Terça da Música” expande seu radar e, além de rememorar shows que aconteceram na Sala do Coro do TCA desde 2018, também passa a exibir materiais de artistas que teriam se apresentado neste palco em 2020, caso a programação presencial não houvesse sido suspensa.

A primeira escalada desta categoria é a dupla Morgana Moreno e Marcelo Rosário, que oferece um registro de sua participação no Choro Sunday 2019, festival de choro que acontece anualmente em Rotterdam, na Holanda. O vídeo, que reúne três músicas – “Brasileiro” (Morgana Moreno), “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brandt) e “Verde” (Marcelo Rosário) –, vai ao ar no dia 13 de outubro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

E nesta semana do Dia das Crianças, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresentam o espetáculo “Cria” dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. Com criação e interpretação das dançarinas Dayana Brito e Mirela França, acompanhadas de quarteto de cordas da OSBA, a peça lembra que a fantasia é a melhor companheira nos momentos difíceis e que, em partes de nós, ainda estão vivas nossas crianças. Com transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA e na TVE Bahia, a obra inédita será exibida no dia 16 de outubro (sexta-feira), às 20h40, diretamente da Sala do Coro.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta (exceto feriados), sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, de Pilates, com Ticiana Garrido convidando Rosa Barreto.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Segue intensa a programação da Orquestra Sinfônica da Bahia em seu “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet. Celebrando o Dia das Crianças, o “OSBACURI”, projeto especial da OSBA para o público infantil, ganha uma versão adaptada para o meio digital, em vídeo, com participação do grupo Canela Fina. O material será exibido no próprio dia 12 de outubro (segunda-feira), às 10h, nos perfis das redes sociais da OSBA. Também com a temática infantil, no “OSBA Talks” o assessor Institucional da orquestra, Rodrigo Figueiredo, convida Carla Suzart e Kamile Levek, integrantes do Canela Fina, para conversarem numa live sobre o tema “Mediação musical para crianças”, transmitida através do Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), no dia 14 de outubro, às 19h.

Também no dia 14, às 10h, a Camerata Bahia Cordas, com apenas três músicos, se apresenta na unidade do “Corra pro Abraço” no Largo dos Mares.

E dentro dos projetos de extensão com foco na educação musical, está com inscrições abertas a Oficina de Percussão – Instrumento Caixa, voltada para bandas marciais e filarmônicas, ministrada por Paulo Zorzetto, chefe do naipe de percussão da OSBA. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 16 de outubro através do link http://bit.ly/extensaopercussao. São oferecidas até 20 vagas para nove encontros virtuais e coletivos, que acontecem entre 20 de outubro e 15 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 20h30. O processo seletivo será feito de acordo com o currículo e perguntas do formulário.

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

TCA em Casa

3ª semana de outubro de 2020

12 DE OUTUBRO DE 2020 (SEGUNDA)

= #OSBAFLIX

“OSBACURI” com OSBA e Canela Fina, 10h

= Extensão OSBA

Inscrições abertas para Oficina de Percussão – Instrumento Caixa
13 DE OUTUBRO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Terça da Música

Com Morgana Moreno e Marcelo Rosário, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

= Extensão OSBA

Inscrições abertas para Oficina de Percussão – Instrumento Caixa

14 DE OUTUBRO DE 2020 (QUARTA)

= Cameratas da OSBA

Bahia Cordas no “Corra pro Abraço” (Largo dos Mares), 10h

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= #OSBAFLIX

“OSBA Talks” com Rodrigo Figueiredo, Carla Suzart e Kamile Levek, 19h

= Extensão OSBA

Inscrições abertas para Oficina de Percussão – Instrumento Caixa
15 DE OUTUBRO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= Extensão OSBA

Inscrições abertas para Oficina de Percussão – Instrumento Caixa
16 DE OUTUBRO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulões do BTCA

Pilates com Ticiana Garrido e Rosa Barreto, 15h

= Voltando aos Palcos

BTCA e OSBA em “Cria”, 20h40

= Extensão OSBA

Inscrições abertas para Oficina de Percussão – Instrumento Caixa

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.