Confira a programação do “TCA em Casa”


Luciano Calazans e Tais Nader/Divulgação

Mais um mês se despedindo e outro mês se iniciando, e o “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), segue firme. O projeto “Voltando aos Palcos”, que exibe espetáculos diretamente da Sala do Coro do TCA, com transmissão ao vivo, terá a primeira apresentação conjunta dos corpos artísticos da casa: Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Esta semana, inclusive, é do aniversário da OSBA, e a data será marcada com um vídeo especial. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.Com a 15ª edição do “Ficha Técnica”, o TCA conclui uma etapa deste projeto que perdurou nos últimos três meses e meio, dando visibilidade à operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia através da fala e das figuras de seus servidores. Na próxima segunda-feira, 28 de setembro, às 18h, em conversa ao vivo na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial), Rose Lima, diretora artística do TCA, retorna a esta série, ao lado de Adriano Passos, coordenador de Cenotecnia do Centro Técnico do TCA, para não apenas falarem de seus trabalhos, mas também recapitularem esta jornada e seus próximos passos, com a processual retomada de ocupação do Complexo.

Em julho de 2019, a Sala do Coro do TCA recebeu o show do duo Baixo e Fêmea, formado em 2015 por Luciano Calazans e Tais Nader. Trata-se de um espetáculo onde apenas o baixo elétrico e a voz preenchem a sonoridade, numa fusão de teatro, música e poesia. Para relembrar este momento, a “Terça da Música”, em sua versão digital, apresenta vídeo da canção “Avassaladora”, de Gonzaguinha, interpretada ao vivo pela dupla, na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). Esta série rememora espetáculos musicais realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

O projeto “Voltando aos Palcos”, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA, reserva lugar especial para os seus dois corpos artísticos: o BTCA e a OSBA se unem para a criação de seis espetáculos inéditos, que terão transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA e na TVE Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro, alternando na programação semanal do projeto com shows musicais da cena baiana contemporânea.

Um Concerto para o Guarda Roupa. Foto Mauricio Serra/Divulgação

A estreia será no dia 2 de outubro, com “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, que expande o sucesso de “Um Concerto para o Guarda-Roupa”, em que o maior equipamento de cultura do estado da Bahia realizou um vídeo, com já mais de 30 mil visualizações, para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes. Deste ato poético, feito para uma plateia formada por figurinos do Guarda-Roupa do Centro Técnico do TCA e que registra os sentimentos compartilhados nas atuais circunstâncias sociais, os mesmos bailarinos – Jai Bispo e Luiza Meireles – e músicos – Eduardo Torres, piano, e Mário Soares, violino – que estiveram em cena desdobram este abraçar. Antes do espetáculo, o BTCA ainda apresenta pílula cênica com Douglas Amaral e Lila Martins.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança. Já o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 19h.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – A Orquestra Sinfônica da Bahia completa 38 anos e comemora dentro de seu “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet. No “OSBA em Casa – Virtual”, no dia 30 (quarta-feira) – data do aniversário –, às 19h, vai ao ar o “Especial Aniversário da OSBA”, em um vídeo que exalta a música produzida na Bahia, com “A Belas Bahianas: Quadrilha de contradanças”, do compositor soteropolitano Domingos da Rocha Mussurunga. O vídeo é exibido nas redes sociais da OSBA: Instagram (www.instagram.com/orquestrasinfonicadabahia), YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), Facebook (www.facebook.com/OSBA.TCA) e Twitter (www.twitter.com/osba_tca).

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

TCA em Casa

Final de setembro/início de outubro de 2020

28 DE SETEMBRO DE 2020 (SEGUNDA)

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= Ficha Técnica

Com Rose Lima e Adriano Passos, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 19h

29 DE SETEMBRO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Terça da Música

Com Baixo e Fêmea – Luciano Calazans e Tais Nader, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

30 DE SETEMBRO DE 2020 (QUARTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= #OSBAFLIX

“Especial Aniversário da OSBA”, 19h
1º DE OUTUBRO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30
2 DE OUTUBRO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Voltando aos Palcos

BTCA e OSBA em “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, 20h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.