14ª Primavera dos Museus com atividades virtuais


 

Divulgação

Acontece em todo o Brasil a 14ª Primavera dos Museus, de 21 a 27 de setembro, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido para a edição de 2020 é “Mundo Digital: Museus em Transformação” e, visto o momento de pandemia causada pelo Covid-19, os museus participarão com atividades em ambiente virtual.

Todos os anos, os equipamentos culturais vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) participam e, este ano, será excepcionalmente nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes.

“Acredito que o tema da Primavera dos Museus deste ano traduz bem o que estamos vivendo e a forma como nossos museus estão se modernizando com a nova realidade do mundo virtual. Nossas atividades passam constantemente por adaptações em relação ao conteúdo e a forma porque sempre estamos atentos aos movimentos da nossa atualidade, mas, com a pandemia, esta transformação está sendo acelerada. Assim, como já estamos trabalhando neste novo formato virtual, nossa participação na Primavera mantém a qualidade e a diversidade de atividades, temas e encontros”, disse o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.

Os museus do IPAC estão, desde o início do isolamento social, desenvolvendo ações em suas redes sociais de forma a manter a divulgação de seus acervos, atividades e informações ligadas ao patrimônio artístico e cultural do Estado. “De forma remota, as equipes continuaram trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o plano museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, completa João Carlos.

Na programação da Primavera, os museus do Ipac trarão uma série de lives, oficinas, vídeos, contações de história e exposições virtuais nos seus canais, como site, Facebook e Instagram.

 

Divulgação

Programação da 14ª Primavera de Museus – 21 a 27/09

Palacete das Artes

22/09, às 16h – Live com o historiador Rafael Dantas sobre a história do Palacete das Artes (Instagram @palacetedasartes).

23/09, às 16h – Live “Música para Primavera”, com o clarinetista Ivan Sacerdote (Instagram @palacetedasartes).

24/09 – Dicas sobre cultivo de orquídeas e bonsai com os mestres João Frigo e Sergio Bittencourt (Facebook e Instagram do Palacete).

27/09, das 8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga especial sete anos. Coordenação: Carla Dantas (Instagram @palacetedasartes).

22 a 27/09 – Apresentação de vídeos, depoimentos e principais exposições do museu ao longo de 13 anos de atividades.

21/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Isabel Gouvêa. Tema: A festa de Yemanjá.

22/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Margarida Neide. Tema: O futebol.

23/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

24/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Shirley Stolze. Tema: O mar.

24/09 – Live, às 16h, no Instagram do MAB com Ana Virgínia da Biblioteca Nacional.

25/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

26/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

27/ 09 – Lançamento campanha #ElasFotografas. Fotógrafas amadoras apresentam suas fotos feitas durante a pandemia.

27/09 – Live Cantada, às 18h, com Eneida Lima.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Tour virtual pelas áreas internas e externas do MAM, além de detalhes das exposições “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” e “Cores, Amores, Recantos… Bahia”. Link para acesso http://www.bahiaview360.com.br/mam/.

DIMUS

21/09 – Abertura da exposição virtual coletiva “Um museu na minha casa”. A exposição é resultado de um convite feito às pessoas para criarem em suas casas um museu com objetos que remetesse a sua ancestralidade e representassem sua identidade. No Instagram e Facebook @museusdabahia e blog dimusbahia.wordpress.com.

Foto Isabel Gouvêa

Centro Cultural Solar Ferrão

21/09 – Vídeo oficina “Personalizando com arte caixinhas de fósforos’”. Condução: Yara Chamusca (restauradora e conservadora de obras de arte). No Instagram e Facebook @museusdabahia.

21/09, às 16h – Live “Ibejis: os gêmeos na Coleção Claudio Masella”, com Antônio Luiz Figueiredo (turismólogo e estudioso dos assuntos ligados à cultura africana). Condução: Naiara Assunção (técnica museóloga do Centro Cultural Solar Ferrão). No Instagram @museusdabahia.

24/09 – Abertura da exposição virtual “Ibejis: os gêmeos na Coleção Claudio Masella”. No Instagram e Facebook @museusdabahia e blog dimusbahia.wordpress.com.

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

24/09, 17h – Live “A documentação dos cadernos de encomenda do ceramista Udo Knoff: tecnologias digitais aplicadas à preservação de acervos”. Com Eliana Ursine da Cunha Mello, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. No Instagram @museusdabahia.

26/09, 15h – Live “Acessibilidade: cultura e arte no meio virtual”. Com Iracema Vilaronga (deficiente visual, mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, assessora da ACESSU) e Juniro Almeida (artista visual, fotógrafo, legendista, audiodescritor roteirista e narrador da ACESSU: Acessibilidade Universal). No Instagram @museusdabahia.

Museu Tempostal

27/09, 10h – Live especial onde, Lorena Ribeiro (museóloga do Museu Tempostal) convida Helena Nascimento (pedagoga especialista em estudos étnicos e raciais e atua com crianças da Rede Pública de Ensino no município de Salvador e Região Metropolitana com o projeto de contação de história “O que tem atrás da porta?”) para contar a história do Museu Tempostal em versão lúdica. No Instagram @museusdabahia.

Parque Histórico Castro Alves (PHCA), Cabaceiras do Paraguaçu/BA

23/09 – Vídeo contação de história do Projeto Sopa de Letras. Com a história “O patinho feio”, escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). Contada por Eliete Teixeira (mediadora do PHCA). No Instagram e Facebook @museusdabahia.

25/09 – Vídeo teatro de fantoches “A turminha do IPAC em uma visita virtual ao Parque Histórico Castro Alves”. Texto de Karina Machado (psicopedagoga do PHCA). Com edição de Yasmine D’Oliva. Participação: Rafael D’Oliva como Zico, Karina Machado como a vaqueira Lurdinha e Nizinha Oliva como Gabriel. No Instagram e Facebook @museusdabahia.

27/09 – Vídeo oficina com materiais recicláveis através da contação da história “Tonho ô Elefante”, de Grumepa. Oficineira: Eliete Teixeira. No Instagram e Facebook @museusdabahia.

Museu do Recolhimento dos Humildes

22/09, às 16h – Live “Tradição e cultura de Santo Amaro – o samba nasceu aqui!”, com Maria Mutti (professora, bacharel em artes pela UFBA). No Instagram @museusdabahia.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.