Assista à programação do “TCA em Casa” de setembro


Lia Lordelo. Foto Danillo Barata

Setembro chega com mais atividades do “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA). A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

A 11ª edição do projeto “Ficha Técnica” reúne o assessor de Planejamento e Gestão do TCA, Karim Harfush, e a sua ouvidora titular, Martha Cardoso. Eles conversam em live na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial) na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 18h. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

Quem abre o mês da versão digital da “Terça da Música”, em sua 11ª edição, são as cantoras Juliana Ribeiro e Lia Lordelo. As duas ofertam registros ao vivo de seus shows, disponibilizados no dia 1º, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

Esta série rememora espetáculos musicais realizados na Sala do Coro do TCA desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

Nesta semana, no dia 31 de agosto, está reservada uma aula especial de Balé Clássico com a professora convidada Christina Kammuller, atuante na área desde 1970 e diretora do Christina’s Adult Ballet, em Michigan, nos Estados Unidos. O “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30. Já dos grandes aulões públicos, em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial), vem uma turma de Pilates com Ticiana Garrido, convidando Maria Ângela Tochilovsky.

A 8ª edição do “Bate-papo dos Pés à Cabeça” traz como convidada a bailarina, cantora, coreógrafa e dança-terapeuta Regina Advento, numa conversa mediada pela bailarina Dayana Brito. Elas se encontram ao vivo, no dia 3 de setembro (quinta-feira), às 17h, no perfil do BTCA no Instagram.

Estar à espera da volta a um mundo que se vê da janela, mas parece tão distante: em “O Limite da Espera”, a bailarina Ângela Bandeira investiga nos seus espaços, entre seu apartamento e as áreas comuns do prédio em que vive, a pulsação dos dias de isolamento. O trabalho estreia no dia 4 (sexta-feira), às 19h, na série “Solos de Estar”, no canal de YouTube do BTCA (www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca).

O limite da espera. Divulgação

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

No dia 4 de setembro (sexta-feira), às 14h, nas redes sociais da orquestra, vai ao ar o “Abraço da OSBA” em homenagem a Jorge Portugal, professor, escritor, compositor e ex-Secretário de Cultura da Bahia, que faleceu precocemente no último mês. No vídeo musical, um trecho de “A Massa”, composição sua junto com Raimundo Sodré, interpretada pelos músicos da OSBA.

O projeto está no quinto mês e tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a Orquestra de alguma maneira. Em 2017, Jorge Portugal teve um papel fundamental enquanto Secretário de Cultura no processo de publicização da Sinfônica da Bahia.

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do TCA, transferidos para o ambiente digital, seguem em andamento, ofertando ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30.

“Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm duração de três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa

1ª semana de setembro de 2020

31 DE AGOSTO DE 2020 (SEGUNDA)

= Aulas abertas BTCA

Especial de Balé Clássico com Christina Kammuller, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= Ficha Técnica

Com Karim Harfush e Martha Cardoso, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

1º DE SETEMBRO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Terça da Música

Com Juliana Ribeiro e Lia Lordelo, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

2 DE SETEMBRO DE 2020 (QUARTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

3 DE SETEMBRO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= Bate-papo dos Pés à Cabeça do BTCA

Com Dayana Brito e Regina Advento, 17h

4 DE SETEMBRO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= #OSBAFLIX

“Abraço da OSBA” – homenagem a Jorge Portugal, 14h

= Aulões do BTCA

Pilates com Ticiana Garrido e Maria Ângela Tochilovsky, 15h

= BTCA Solos de Estar

“O Limite da Espera” de Ângela Bandeira, 19h

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.