“Bate-papo dos Pés à Cabeça” com a bailarina Márcia Pinheiro


Márcia Pinheiro/Divulgação

Na 7ª edição do “Bate-papo dos Pés à Cabeça” do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que desta vez fica sob comando e mediação da bailarina Lila Martins, a convidada será a experiente bailarina Márcia Pinheiro. Elas conversam ao vivo, no dia 20 de agosto (quinta-feira), às 19h, no perfil do BTCA no Instagram (@btca.oficial).

Na proposição deste formato, em que artistas do BTCA engajam reflexões descontraídas pela internet, com agentes de diversas áreas escolhidos por eles próprios, a companhia elabora uma atividade de formação que, ao mesmo tempo, visa à promoção da dança e dos artistas da dança. São discutidos aspectos técnicos da linguagem, bem como pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do profissional convidado.

Márcia Pinheiro/Divulgação

Formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1970, Márcia Pinheiro foi 1ª bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973. Em 1971, ingressou para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi Maître e primeira bailarina com direção de Tânia Duran e Gina Medrado na Escola de Ballet Bahiano de Tênis, e Maître e assistente de coreógrafo como Luis Arrieta, Carlos Morais e Lia Robatto no Balé Teatro Castro Alves.

Ministrou aulas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Escola de Danças Maria Olenewa, no Corpo de Baile de Niterói e Rio de Janeiro, na Companhia Deborah Colker e Centro de Dança Deborah Colker. Preparadora corporal do Núcleo de Dança para Atores e Maître da Companhia Jaime Arôxa. Com o grupo Márcia Pinheiro 3, criou mais de 15 espetáculos, destacando os mais consagrados: “Saga Sacro Sagaz”, “Haptonomia”, “Serpentes” e “A viagem”.

Recebeu diversos prêmios como melhor coreógrafa, com sete medalhas de ouro no Latino Americano e outras menções honrosas. Em 1998, a convite da coordenadora Mina Seinfield de Carakushansky, levou o ballet “A viagem” para ser apresentado em todo o estado do Rio de Janeiro. Atualmente, ministra aulas de profilaxia do movimento (Método SPA) e ballet para diversas escolas e companhias por todo o Brasil.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta

Bate-Papo dos Pés à Cabeça – 7ª edição

Bailarina mediador do BTCA: Lila Martins

Convidada: Márcia Pinheiro

Quando: 20 de agosto (quinta-feira), 19h

Exibição através do Instagram do BTCA: www.instagram.com/btca.oficial

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.