Veja a programação do “TCA em Casa”


Osba.Foto Gabriel Camões/Divulgação

Na segunda semana de agosto, o “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), destaca a aula inaugural da 2ª temporada dos Cursos de Música do TCA na Quarentena. Diariamente, são ofertadas opções culturais para o público, mantendo as atividades de difusão da arte e dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações.

Na 8ª edição do projeto “Ficha Técnica”, o público conhecerá os bastidores do trabalho de Gabriel Santana, responsável pelo Setor de Contratos Artísticos, e de Patrícia Nande, assistente da Direção Artística do TCA. Eles conversam em live no dia 10 de agosto (segunda-feira), às 18h, na página de Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial), compondo esta série cujo objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

No final do ano passado, as cantoras Ana Paula Albuquerque e Manuela Rodrigues se apresentaram na Sala do Coro do TCA. Agora, as duas participam da versão digital do projeto “Terça da Música”, no dia 11 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), exibindo registros ao vivo de seus espetáculos neste palco. Esta série rememora espetáculos musicais realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

Balé do TCA em foto durante espetáculo Lub Dub. Divulgação

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, de Pilates, com Ticiana Garrido convidando Lilian Pereira. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

Em 12 de agosto (quarta-feira), Dia Internacional da Juventude, às 19h, a série “Solos de Estar”, no canal de YouTube do BTCA (www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca), apresenta a estreia de “23’”, de Ruan Wills. Refletindo sobre estatísticas que põem em risco a vida de minorias, ele se inspira pela vida e pela morte de Demétrio Campos, jovem trans de 23 anos de idade que cometeu suicídio no último mês de maio.

No dia 13 (quinta-feira), às 19h, a 6ª edição da série “Bate-papo dos Pés à Cabeça” recebe a bailarina e performer Renata Versiani, em conversa com o bailarino Douglas Amaral. Neste projeto, integrantes do BTCA conversam ao vivo com convidados especiais no perfil no Instagram.

Osba regida pelo maestro Carlos Prazeres. Divulgação

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

Em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o “Cineclube OSBA” homenageia neste mês o compositor italiano Ennio Morricone. O filme escolhido é o clássico faroeste “Três homens em conflito” (1968), de Sergio Leone, com trilha sonora de Morricone constantemente interpretada pela Sinfônica da Bahia nos seus aclamados “CineConcerto”. A live para debater o filme acontece no dia 12, às 19h, no Instagram (www.instagram.com/orquestrasinfonicadabahia), e terá os debatedores Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), Guilherme Maia (professor e pesquisador do LAF/UFBA) e Rodrigo Carreiro (professor e pesquisador da UFPE).

O OSBAMIX, programação de vídeos gravados musicais, apresenta, no dia 13, às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), o “OSBAMIX Convida” com Lina Mendes e Fernando Cordella. A soprano e o cravista interpretam com Thomaz Rodrigues (violoncelo) e Lucas Robatto (flauta) a Ária “Ei! wie schmeckt der Coffee süsse”, da Cantata do Café do compositor J.S. Bach (1685-1750).

E como forma de compartilhar seus conhecimentos musicais com a comunidade, a OSBA expande suas atividades de extensão e lança a “Academia Virtual da OSBA”, projeto de aulas de ensino à distância ministradas por integrantes da Orquestra, destinadas a musicistas e músicos em formação que queiram se aperfeiçoar na prática de instrumentos orquestrais. Serão oferecidas 95 vagas para 13 modalidade de instrumento: violino (29), viola (9), violoncelo (10), contrabaixo (5), flauta (4), oboé (7), clarinete (3), saxofone (2) fagote (4), trompa (3), trompete (8), trombone (5), tuba (2) e percussão (4). As inscrições serão realizadas até 23 de agosto, exclusivamente online, através do link https://bit.ly/inscricaoacademiaosba. O processo seletivo ocorrerá através do exame de um vídeo-musical enviado pelo candidato. As informações detalhadas e condições para a inscrição podem ser lidas no edital, em www.amigostca.org.br/blog.

As turmas são: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30, com inscrições para ocupação das 370 vagas já encerradas. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos tiveram sua primeira versão digital de maio a julho. Mais uma vez, as aulas durarão por três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa

2ª semana de agosto de 2020

10 DE AGOSTO DE 2020 (SEGUNDA)

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

= Ficha Técnica

Com Gabriel Santana e Patrícia Nande, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

11 DE AGOSTO DE 2020 (TERÇA)

= Terça da Música

Com Ana Paula Albuquerque e Manuela Rodrigues, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

12 DE AGOSTO DE 2020 (QUARTA)

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= BTCA Solos de Estar

“23’” de Ruan Wills, 19h

= OSBA Extensão

Cineclube OSBA, 19h

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

13 DE AGOSTO DE 2020 (QUINTA)

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= Bate-papo dos Pés à Cabeça do BTCA

Com Douglas Amaral e Renata Versiani, 19h

= #OSBAFLIX

“OSBAMIX Convida” com OSBA, Lina Mendes e Fernando Cordella, 19h

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

14 DE AGOSTO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

Aula inaugural com Moacyr Gramacho, Rose Lima, Carlos Prazeres e professores, 10h

= Aulões do BTCA

Pilates com Ticiana Garrido e Lilian Pereira, 15h

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

15 DE AGOSTO DE 2020 (SÁBADO)

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

16 DE AGOSTO DE 2020 (DOMINGO)

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.