“Terça da Música”com Eric Assmar e Igor Gnomo Group


Eric Assmar. Divulgação

A instrumentalidade da Bahia marca presença na versão digital do projeto “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 7 de julho, ao meio-dia, no canal no YouTube (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). Eric Assmar apresenta o especial “Álvaro Assmar – Family & Friends”, que reúne os melhores momentos dos shows de lançamento na Sala do Coro do TCA de “Family & Friends”, álbum póstumo de Álvaro Assmar, pioneiro do blues na Bahia. Já o trio Igor Gnomo Group, com seu jazz e rock nordestinos, compartilha registros ao vivo das faixas “Alquimia” e “Mei de Feira”, integrantes do CD autoral “Alquimia trilhos poesia”.

Eric Assmar: “Álvaro Assmar – Family & Friends” – Produzido por Eric Assmar em parceria com a Cortejo Filmes, o especial “Álvaro Assmar – Family & Friends” reúne os melhores momentos da temporada de lançamento de “Family & Friends”, álbum póstumo de Álvaro Assmar, pioneiro do blues na Bahia. Os shows aconteceram nos dias 23 e 24 de julho de 2019, na Sala do Coro do TCA, e, além do próprio Eric Assmar, filho do homenageado, contaram com a presença de André Christovam, Adelmo Assmar e a Mojo Blues Band, além dos convidados especiais José Luiz Lima, no acordeon, e André Sapoti & Bando Tupinambá, grupo de capoeira residente em Salvador.

O registro estreou com exclusividade pela TVE Bahia no último mês de abril. O “Family & Friends” foi o último material de estúdio em que Álvaro vinha trabalhando ao longo do ano de 2017, até o mês de dezembro daquele ano, quando veio a falecer subitamente. Assim como o título sugere, as faixas trazem a participação de familiares e amigos próximos do cantor, que também participam desse especial, conferindo um clima de celebração à vida e à obra do artista Álvaro Assmar.

Ignor Gnomo. Divulgação

Igor Gnomo Group: “Alquimia” e “Mei de Feira” – Formado em 2010 em Paulo Afonso, interior da Bahia, o Igor Gnomo Group apresenta uma sonoridade pertinente ao jazz e ao rock, em simbiose com elementos da música nordestina – baião, maracatu, ijexá e a rítmica das matrizes africanas. O trio é liderado por Igor Gnomo (guitarra), ao lado de André Jumper (baixo) e Thiago Reuel (bateria). Nestes registros, eles apresentam duas composições de autoria de Igor Gnomo: “Alquimia” e “Mei de Feira”, faixas do CD “Alquimia trilhos poesia”. O trabalho foi gravado numa live session no lendário estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, durante turnê em 2019 do show “Afrontar”, apresentação que passou pela Sala do Coro do TCA em 2018.

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

“Terça da Música”

Eric Assmar

Registro: “Álvaro Assmar – Family & Friends”

Igor Gnomo Group

Registros: “Alquimia” e “Mei de Feira”

Quando: 7 de julho de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.