Inscrições para formação continuada em Game Design


Danilo Dias. Divulgação

Em sintonia com as práticas de isolamento social para combater a covid-19, o “Programa de Formação Continuada em Game Design” dá início às suas atividades de capacitação no setor de jogos digitais em ambiente online. A pessoa interessada em atuar no mercado de jogos poderá optar em fazer a formação completa ou adquirir fases avulsas do programa.

Quem quiser cursar o programa inteiro, que tem carga horária de 376 horas, deve se inscrever até o dia 6 de julho. Após seleção, os participantes passarão por 13 fases, compostas por aulas e atividades práticas online e presenciais, que vão de julho de 2020 até setembro de 2021. O curso será finalizado com o desenvolvimento de um jogo. Para comprar fases avulsas do programa, basta escolher o curso de seu interesse. Para mais informações, é só acessar o site do projeto: benditas.art.br/gamedesign

Os processos de formação em Game Design e o próprio programa formativo serão tema de uma live no dia 1º de julho, quarta-feira, às 15h, entre o game designer, escritor e ilustrador Danilo Dias e o game designer, roteirista e gerente de projetos Filipe Pereira. Os dois fazem parte da equipe de professores do programa. A conversa online será transmitida pelo perfil @comunidadesvirtuais no Instagram. Além disso, o perfil @benditas.art realiza ação que sorteia uma bolsa de 50% de desconto para o curso completo do Programa de Formação Continuada em Game Design.

As aulas que acontecerão ao longo de 2020 serão online e ao vivo, em plataforma de webconferência, expandindo a possibilidade de interessados de diferentes partes do Brasil e do mundo acessarem o programa formativo. Há previsão de realização de encontros presenciais em 2021, caso sejam suspensas as recomendações de distanciamento social. As aulas online ao vivo começam no dia 13 de julho, com a realização da Fase 1 do programa, a ser ministrada direto de Alagoas, por Fernando Pimentel, pedagogo, doutor em educação e pesquisador de jogos digitais.

O programa em sua versão completa pode ser adquirido, na sua totalidade, por 10 vezes de R$ 375. Cada fase também poderá ser comprada separadamente. Ao final, os participantes que cursarem a versão completa do programa e registrarem 75% de frequência às aulas e execução das atividades recebem o certificado de game designer. Promovido pela Benditas Projetos Criativos, numa parceria com o Comunidades Virtuais, grupo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o programa “Game Design” tem coordenação geral de Sofia Federico e Tatti Carvalho.

“Muito mais gente agora terá a possibilidade de acessar esse conhecimento e aproveitar o período do isolamento social para estudar”, afirma Sofia Federico. Ela esclarece que os módulos iniciais, que são mais teóricos, se adequaram perfeitamente à modalidade de ensino remoto. Tatti Carvalho complementa, informando que “o programa traz uma oportunidade de formação rara e de longa duração para aqueles que sonham em atuar no campo de Games e não sabem por onde começar e também para aqueles que já atuam e querem se especializar mais na área, assumindo este papel tão importante na criação de um jogo que é o game designer”.

Lynn Alves, que é responsável pela concepção e coordenação pedagógica do “Programa de Formação Continuada em Game Design”, explica que o projeto tem a intenção de possibilitar uma visão mais sistêmica do processo de desenvolvimento de jogos, atendendo diferentes perfis. “Ele é voltado para quem já atua em algum segmento da indústria de games e tem interesse em se qualificar para outros papéis. Mas o projeto também atende aquelas pessoas que não tem conhecimento nenhum e buscam qualificação para ingressar nesta área”. Lynn é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais.

Profissão: game designer

Filipe Pereira. Divulgação

Um game designer está capacitado para pensar o sistema de regras, recompensa e mecânica do jogo. Para isso, é preciso adquirir uma visão sistêmica do game e conhecimento sobre roteiro, ilustração, modelagem, aparência, programação até a jogabilidade e experiência do jogador. O “Programa de Formação Continuada em Game Design” oferece capacitação para um mercado que está em expansão, e só acelera a procura por profissionais que deem conta da evolução de tecnologias.

As aulas estão concentradas em módulos, como, por exemplo, “Jogos digitais e suas interfaces”, “Roteiro para games”, “Noções básicas de programação”, “Trilha sonora para games”, “Gamecultura e serious games”, “Estudo de viabilidade técnica e empreendedorismo”, “Introdução ao Unity”, entre outros. Os professores são profissionais atuantes e pesquisadores do campo de games, com uma perspectiva ampliada sobre o trabalho dos game designers. Todos possuem experiência em criação de jogos, em diversas áreas, desde roteiro até programação.

Na última etapa, os(as) alunos(as) que cursarem a versão completa do programa vão criar, em equipe, uma demo jogável: versão de demonstração, que contém uma parte reduzida do jogo para apresentá-lo a patrocinadores e apoiadores, investidores-anjo, agentes do mercado, entre outros players que têm capacidade de produzir ou viabilizar um jogo completo. O trabalho coletivo na criação de jogos é fundamental, já que exige o envolvimento de diferentes expertises.

Sobre a Benditas

A Benditas Projetos Criativos foi fundada em 2013, com foco em criação e produção de projetos em artes, cultura e audiovisual, bem como na formação de empreendedores criativos, entre técnicos, artistas e gestores culturais. Mostras, oficinas, cursos e eventos, além de séries, filmes e outros conteúdos audiovisuais compõem o portfólio da empresa. A Benditas também vem se consolidando na prestação de serviços de consultoria para agentes públicos e privados que atuam nas áreas de Economia Criativa e Inovação, especialmente no segmento audiovisual.

“Programa de Formação Continuada em Game Design”

O “Game Design” é uma realização da Benditas Projetos Criativos, em parceria com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB). O projeto foi contemplado no Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

“Programa de Formação Continuada em Game Design”

Inscrições para seleção do Programa: até 6 de julho de 2020 (segunda-feira)

Mais informações sobre o programa de formação e valores: benditas.art.br/gamedesign/

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.