Saberes Passados e Tabuh! serão reexibidos


Divulgação

O #ConexãoFGM desta semana traz de volta as séries financiadas pelo edital Arte na TV: a infanto-juvenil, Tabuh!, com roteiro e direção de Sofia Federico e Saberes Passados, produção da Origem Produtora de Conteúdo, da DPE Produções e da Liberato Produções Culturais.

De segunda (01) a quinta (04), das 08h às 21h, será exibido um episódio por dia, de cada série. Já na sexta (05), serão exibidos todos os episódios, que ficarão disponíveis em horário especial, das 07h às 00h, do domingo (07). É possível assistir do computador, smart TV, tablet, celular… qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, através do canal do YouTube da FGM ( https://bit.ly/2vQgnJz ).

Tabuh! é uma série de ficção infanto-juvenil, com roteiro e direção de Sofia Federico. Com naturalidade, leveza e humor, crianças refletem e vivenciam histórias sobre morte, sexo, gênero, racismo e outros temas tabu. No episódio, “Canarinho”, a ser exibido na segunda (01), o menino corre atrás da bola, corre atrás da vida e tenta entender a morte. Já na terça (02), em “Monalisa”, para salvar o vizinho, uma menina frágil, que morre de medo do escuro, precisa viver sua fantasia de ser o homem-morcego.

Mas antes terá que combater muito preconceito. Na quarta (03), em “Algodão Doce”, Nino quer saber de onde vêm os bebês, mas não está fácil encontrar todas as respostas. Uma pista pode estar guardada num algodão doce azul, como o céu. Quinta (04), em “Mestiça” mostra uma menina e um menino muito comuns. Entre eles, uma boneca super diferente e o desejo de estar juntos.

Divulgação

O projeto foi contemplado pelo edital Arte na TV, com realização da Docdoma Filmes, produção associada da Benditas Projetos Criativos, produção executiva de Marcos Povoas e Tatiana Carvalho, direção de produção por conta de Karina Paz, assistência de direção de Rita Vieira. No elenco: Luca Moura (Vicente), Cristiane Ferreira (Lúcia), Rui Manthur (Zelador), Ainá Regnier (Monalisa), Malu Vale (Menina Robin), Felipe Pires (Joaquin), Sócrates Barreto (Garoto Vizinho), Ítalo Parras (Magrelo), Zion Marley (Nino), Yure Duane (Guto), Felícia de Castro (Mãe / Palhaça), João Lima (Pai / Palhaço), Victória Paquelet (Garota Adolescente), Gabriel Vieira (Peu), Iasmin Simões (Alice) e participação especial de Rui Manthur (Homem) e Analu Tavares (Mãe Malévola).

Saberes Passados é uma produção da Origem Produtora de Conteúdo, da DPE Produções e da Liberato Produções Culturais, realizada a partir do edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Mattos, em parceria com o FSA/Ancine. A série, produzida ao longo de 2017, trata da ancestralidade africana, mostrando personagens importantes da cultura brasileira e baiana que são mestres em seus respectivos ofícios e como eles enxergam a passagem do conhecimento que possuem para quem deseja levar adiante tradições por vezes milenares.

Mateus Aleluia. Foto Vinicius Xavier.Divulgação

A primeira temporada com 4 episódios traz Ana Célia Batista Santos, notória chef de cozinha do restaurante Zanzibar, Mestre Olavo da Paixão, famoso mestre de capoeira e fabricante de berimbaus, Zé Diabo, artista conhecido internacionalmente por seu trabalho com ferro e ferramentaria de santo, e o grande Matheus Aleluia, brilhante músico e pensador da cidade de Cachoeira. Junto com eles brilham seus diversos aprendizes, com destaque para Neide Santos, Jones Santos, José dos Santos e Rebeca Tarique, talentos que despertaram a partir do convívio com seus respectivos professores.

Em paralelo a tudo, Saberes Passados também traz à tona a relação mística que esses mestres e aprendizes cultivam com seus santos africanos, os orixás, laureados em seus relatos pessoais e narrados em lendas extraídas do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi, pelo fantástico ator, lenda viva do cinema novo, Antonio Pitanga.

A série conta com direção e roteiro de Ducca Rios, Produção Executiva de Maria Luiza Barros e Maurício Xavier, tendo Direção de Produção de CandidaLuz Liberato. Além disso conta com a Direção Assistente de Lula Oliveira, Direção de Fotografia de Lico Pimentel, Alberto Iannuzi e Hans Herold, Montagem Marcos Lé, Som Direto de Haydson Oliveira, Desenho de Som e Trilha de Luciano Silva e as participações especiais de Margareth Menezes e do cantor Carlos Barros.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.