Solos inéditos do BTCA criados na quarentena


Baía. Foto Mirela França/Divulgação

Em “Ponto de Vista”, exibido online, dançarinos da companhia expressam relações com a fisicalidade da cidade nas circunstâncias de isolamento social.

 No ano em que o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) se propunha a voltar as suas atividades e criações ao reencontro com a cidade de Salvador, o isolamento social faz estrear um novo projeto: “Ponto de Vista”, que exibirá online, em seu canal no YouTube, performances de seus dançarinos na relação com o entorno de seus locais de quarentena. Entre paredes, mas percebendo suas presenças na paisagem urbana, eles traduzem olhares sobre suas casas, prédios, ruas, bairros, a partir do que vê por cima de muros, brechas, janelas, vidraças. Estas nesgas soteropolitanas se misturam aos próprios elementos domésticos para compor cenários em que seus corpos expressam o contato com o exterior que os rodeia.

Mirela França

A primeira destas apresentações da companhia oficial de dança da Bahia, gerida pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), será nos dias 8, 9 e 10 de maio (sexta a domingo), com exibição entre as 19h e a meia-noite do solo “Baía”, criado e interpretado por Mirela França. A obra é realizada numa parceria entre os dois corpos artísticos do TCA, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com a trilha sonora original criada pelo pianista Eduardo Torres, integrante da orquestra, a partir das imagens compostas pela bailarina.

De seu pequeno apartamento no bairro do Campo Grande, Mirela tem da janela do banheiro a vista mais bonita da casa. É possível ver telhados da comunidade do Solar do Unhão e o mar da Baía de Todos os Santos. “Dizem que a Gamboa de Baixo tem uma das mais belas vistas da cidade de Salvador, semelhante às paisagens vislumbradas dos prédios da parte de cima, como o meu. É quase uma ironia ter o mar no meu banheiro, mas, nesses dias de isolamento social, isso tem sido, mais que tudo, uma bênção”, define a bailarina, que incorpora esta sensação na performance que produziu.

 Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

“Ponto de Vista”

|| Estreia ||

“Baía”

Criação e interpretação: Mirela França

Trilha sonora original: Eduardo Torres, pianista da Orquestra Sinfônica da Bahia

Quando: 8, 9 e 10 de maio (sexta a domingo), das 19h à meia-noite

Exibição através do canal do BTCA no YouTube

O link será divulgado nas páginas de Instagram das instituições envolvidas:

8 de maio: @teatrocastroalvesoficial

9 de maio: @btca.oficial

10 de maio: @orquestrasinfonicadabahia

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.