Mostra com trabalhos de 22 artistas internacionais


Medo/Angst. Foto de Edgar Azevedo/Divulgação

Público poderá assistir online na página do  Goethe-Institut Salvador-Bahia (ICBA) uma série de filmes, espetáculos, shows, performances, palestras e debates na “Mostra Perspectivas Vila Sul”.

Desde 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia acolhe artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul. Na “Mostra Perspectivas Vila Sul”, serão exibidos, na página www.goethe.de/perspectivasvilasul, variados trabalhos de 22 destes residentes internacionais que experienciaram temporadas na capital baiana.

São filmes, espetáculos, shows, performances, palestras e debates criados durante a residência ou que integraram eventos realizados em Salvador, dispostos online em dois volumes: o primeiro, no ar de 29 de abril, a partir das 10h, a 8 de maio, até 22h; o segundo, de 11 de maio, a partir das 10h, a 20 de maio, até 22h. A grande maioria dos materiais ficará disponível durante os 10 dias de cada grupo, mas alguns deles terão exibição exclusiva por apenas 24 horas.

O volume 1 da “Mostra Perspectivas Vila Sul” reúne o coreógrafo Augusto Soledade (Brasil/Estados Unidos), o dançarino, coreógrafo e performer Ben J. Riepe (Alemanha), o diretor artístico de teatro Diol Mamadou (Senegal), a artista interdisciplinar Grada Kilomba (Portugal/Alemanha), a dupla de artistas sonoros e multimídia Hans Diernberger e Will Saunders (Alemanha/Inglaterra), a saxofonista e compositora Ida Toninato (Canadá), o duo musical performático Klaus Janek e Milena Kipfmüller (Itália/Brasil/Alemanha), a cineasta Ng’endo Mukii (Quênia), o compositor Patrick Giguère (Canadá) e o artista multimídia Willem de Rooij (Holanda/Alemanha).

Sounding the Fabric. Foto Lara Carvalho/Divulgação

Já o volume 2 será com a DJ Ace of Diamonds (Alemanha), a artista visual Ana Hupe (Brasil/Alemanha), a cineasta e artista visual Annika Kahrs (Alemanha), o artista gráfico Gunther Schumann (Alemanha), o cineasta Isaac Julien (Inglaterra), o cenógrafo e figurinista Jürgen Kirner (Alemanha), a autora, curadora e ativista acadêmica Natasha A. Kelly (Inglaterra/Alemanha), o compositor e músico Neo Muyanga (África do Sul), a cineasta, artista visual e ensaísta Salma El Tarzi (Egito) e o músico e cineasta Segundo Bercetche (Argentina).

Abertura no Dia Internacional da Dança com o VIVADANÇA – A estreia da “Mostra Perspectivas Vila Sul”, em 29 de abril, Dia Internacional da Dança, será marcada pela exibição do espetáculo “MEDO/ANGST”, dirigido por Ben J. Riepe, que poderá ser visto das 18h desta data até as 18h do dia 30. O lançamento, pontualmente às 18h, vai ser acompanhado de um bate-papo ao vivo com o coreógrafo alemão, diretamente de seu país, transmitido pelo Facebook do Goethe-Institut Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia) e mediado por Cristina Castro, diretora geral do VIVADANÇA Festival Internacional, onde a peça teria sido apresentada neste mês.

Grande produção germano-brasileira, estreada em junho passado na Alemanha, a obra toca em questões de identidade, corpo, poder e estruturas hegemônicas. Sua criação foi desenvolvida em Salvador, no início de 2019, e quatro dos dançarinos do elenco são da cidade, selecionados através de audições concorridas por 82 artistas. Suas primeiras apresentações, ainda enquanto work in progress, ocorreram no próprio VIVADANÇA, há exatamente um ano, no Centro Cultural Plataforma, que abrigou todo o processo criativo.

Grada Kilomba. Foto Lara Carvalho

“MEDO/ANGST” é uma produção de Ben J. Riepe, Goethe-Institut, Baobá Produções e Centro Cultural Plataforma, equipamento administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sendo projeto abrigado pelo VIVADANÇA Festival Internacional. Foi realizado com recursos do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha e financiado por Kunststiftung NRW, Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte-Vestfália, Fonds Darstellende Künste, Goethe-Institut e Escritório Cultural da Cidade de Düsseldorf.

Outros destaques – Mais um destaque da programação é o filme “Frantz Fanon – Black Skin, White Masks” (1996), de Isaac Julien, que estará online das 18h do dia 11 até as 18h do dia 12 de maio. O documentário dramático reúne entrevistas, reconstruções e imagens de arquivo que contam a história da vida e da obra do altamente influente escritor anticolonialista Frantz Fanon, autor de “Black Skin, White Masks”. Fanon também foi aclamado por escrever “The Wretched of the Earth” e por sua atuação profissional como médico psiquiatra na Argélia durante sua guerra de independência com a França.

O longa-metragem foi exibido em Salvador durante a residência de Julien na cidade, em maio de 2018, em sessão gratuita que lotou simultaneamente duas salas do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. No mês de junho daquele mesmo ano, outras três sessões gratuitas foram promovidas no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia para contemplar o enorme grupo de pessoas que havia ficado de fora.

De Grada Kilomba, será compartilhado, durante todo o período de 29 de abril a 8 de maio, registro na íntegra de uma das conversas públicas que ela realizou em Salvador, em 2016, no Teatro Vila Velha. Tematizando o “Futuro”, o evento partiu da performance ao vivo “Illusions” (2016), que teve estreia na 32ª Bienal de São Paulo e que foi mostrada pela primeira vez na capital baiana.

Em “Illusions”, Grada usa a tradição oral africana num contexto contemporâneo, para explorar esta coexistência de tempos, na qual o passado parece coincidir com o presente e o presente parece sufocado por um passado colonial que insiste em permanecer. Ela deixa transparecer uma sociedade narcisista, que dificilmente oferece símbolos, imagens e vocabulários para lidar com o presente: uma ilusão de tempos e espaços, que ela reconta através dos mitos de Narciso e Eco.

MOSTRA PERSPECTIVAS VILA SUL

Exibição online em: www.goethe.de/perspectivasvilasul

= Volume 1: 29 de abril, a partir das 10h, a 8 de maio, até 22h

1. Augusto Soledade – coreógrafo (Brasil/Estados Unidos)

2. Ben J. Riepe – dançarino, coreógrafo e performer (Alemanha)* 18h de 29/4 às 18h de 30/4

3. Diol Mamadou – diretor artístico de teatro (Senegal)

4. Grada Kilomba – artista interdisciplinar (Portugal/Alemanha)

5. Hans Diernberger e Will Saunders – artistas sonoros e multimídia (Alemanha/Inglaterra)

6. Ida Toninato – saxofonista e compositora (Canadá)

7. Klaus Janek e Milena Kipfmüller – duo musical performático (Itália/Brasil/Alemanha)

8. Ng’endo Mukii – cineasta (Quênia)

9. Patrick Giguère – compositor (Canadá)

10. Willem de Rooij – artista multimídia (Holanda/Alemanha)* 18h de 5/5 às 18h de 6/5

= Volume 2: 11 de maio, a partir das 10h, a 20 de maio, até 22h

1. Ace of Diamonds – DJ (Alemanha)

2. Ana Hupe – artista visual (Brasil/Alemanha)

3. Annika Kahrs – cineasta e artista visual (Alemanha)* 18h de 14/5 às 18h de 15/5

4. Gunther Schumann – artista gráfico (Alemanha)

5. Isaac Julien – cineasta (Inglaterra)* 18h de 11/5 às 18h de 12/5

6. Jürgen Kirner – cenógrafo e figurinista (Alemanha)

7. Natasha A. Kelly – autora, curadora e ativista acadêmica (Inglaterra/Alemanha)* 18h de 19/5 às 18h de 20/5

8. Neo Muyanga – compositor e músico (África do Sul)

9. Salma El Tarzi – cineasta, artista visual e ensaísta (Egito)

10. Segundo Bercetche – músico e cineasta (Argentina)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.