Jussara Silveira e Luiz Brasil fazem show no TCA


Foto TV Cultura/ Youtube

Parceiros profissionais há mais de 20 anos, Jussara Silveira e Luiz Brasil se reencontraram no palco durante o Festival Mário de Andrade, realizado em outubro, em São Paulo. A boa química entre a cantora e o guitarrista fez entrar em ebulição um novo projeto de fusão entre os dois talentos. O show “Gangorra de Dois” faz uma releitura de tantas trilhas a dois, tendo como base o disco Nobreza, considerado um marco por se tratar de um dueto, um trabalho construído a quatro mãos.

“Nós vamos estrear um show que reúne o melhor do Nobreza, além de canções que eu e Luiz registramos nos vários álbuns em que ele não só tocou comigo, mas assinou arranjos e produção musical”, explica Jussara, que apresenta o novo espetáculo em primeira mão na Bahia, no dia 3 de março, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA).

“A seleção leva em conta nossos afetos e a vontade de trazer à cena um tom de leveza e beleza”, complementa Luiz, vencedor do Prêmio Multishow na categoria de produtor musical pelo disco Acústico MTV, de Cássia Eller, e definido por Caetano Veloso, com quem trabalhou por dez anos, como “um dos músicos mais brilhantes da atualidade”. Além de Caetano, Luiz Brasil já emprestou seu talento a estrelas como Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Marisa Monte e o tenor italiano Luciano Pavaroti.

Jussara Silveira, que a Bahia batizou de “cantora cool”, coleciona elogios de nomes como Gal Costa, que a coloca entre as melhores, Nelson Mota, que destaca a elegância e sofisticação de seu canto, e Arnaldo Antunes, que elogia sua interpretação “de densidade emocional extrema, que não deságua em dramaticidade”. A revista Vogue sentenciou que “Jussara é a melhor cantora que você não conhece”. Isso sem falar no cantor, compositor e pesquisador musical paulista José Miguel Wisnik, para quem ela é uma espécie de cantora-fetiche.

O repertório reúne clássicos e obras belas e pouco executadas do repertório de Caetano Veloso (“Os Passistas”), Anibal Silva e Eden Silva (“Rosa Maria”), Chico Buarque e Vinicius Cantuária (“Ludo Real”), além de composições de Dorival Caymmi, a quem Jussara dedicou um disco tributo, com participação de Luiz Brasil no violão, arranjos e produção musical. Obviamente, não faltarão os baianos que Jussara sempre cantou, como Paquito, Carlinhos Brown, Cézar Mendes, Beto Pellegrino e Ariston, Russo Passapusso, além de Milton Nascimento, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Beto Guedes.

“Muitas vezes acabo revelando ao público grandes canções que, por alguma razão, ficaram desconhecidas. É o caso de “Cara Limpa”, este belíssimo samba de Paulo Vanzolini, e também de “Rosa Maria”, um antigo samba do Salgueiro, que descobri numa gravação de Gilberto Alves dos anos 40. A música de Lupicínio é uma pérola e, embora o autor seja do extremo sul, ele usa expressões típicas do Nordeste”, observa Jussara. “A nossa visão musical é muito afinada. Temos um entrosamento natural. Escolhemos músicas que nos permitem explorar de várias formas as nuances da voz de Jussara e do meu violão e guitarra”, completa Luiz.

Jussara Silveira e Luiz Brasil – “Gangorra de Dois”

Quando: 3 de março de 2020 (terça-feira), 20h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Classificação indicativa: Livre

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.