Baile Banzé: com foco na comunidade LGBTQI+ e negra


Fotos Fernanda Conceição/ Divulgação

O Baile Banzé, evento com foco na comunidade LGBTQI+ e negra, inspirado nas balls (bailes) norte-americanas, feitas com o intuito de serem espaços seguros e confortáveis para estas pessoas expressarem suas vivências artísticas e de performance de gênero e sexualidade, principalmente, através da moda e da dança vogue acontece no dia 31 de janeiro, às 19h30, na R1 – residência universitária da UFBA – localizada no Corredor da Vitória.

As balls são eventos que ganharam notoriedade mundial, a partir do lançamento do documentário Paris em Chamas (1990), que trata da cultura Ballroom, uma prática que foi iniciada pela comunidade negra e latina LGBTQI+, nova-iorquina, na qual começaram a se agrupar em “houses / casas” e competir por troféus, performando tudo aquilo que era usado como opressão no cotidiano. O Baile Banzé tem a intenção de fortalecer essa ferramenta de resistência em Salvador.

As “casas”, antigamente, eram formadas por pessoas que eram expulsas de casa, em situação de rua, desempregadas e coagidas às periferias sociais que, ao se juntarem, formavam uma uma nova família e chegavam a morar em um mesmo lugar. Hoje em dia, não é tão comum dividirem a mesma locação, mas essas redes de apoio ainda são perpetuadas e grandes houses se estabeleceram em vários lugares do mundo, como a House of LaBeija, House of Ninja e House of Extravaganza.

Nas balls, a competição gira em torno de categorias, podendo elas serem de desfile ou runway, como Face, Corpo e Realismo em performar heteronormatividades ou de vogue, dança inicialmente inspirada em capas de revistas de moda, ficando popularmente conhecida após o lançamento da música homônima da cantora Madonna, em 1990, e que possui três estilos: Old Way, New Way e Femme. Nas batalhas, é preciso apresentar exuberância, precisão, criatividade e elegância para jurados que avalia o cumprimento dos requisitos e quem recebe nota dez de toda a banca, leva o troféu.

Nesta primeira edição do Baile Banzé, o tema escolhido foi “Musa Tropical” e os competidores poderão se arriscar nas categorias de desfile “Face”, para mostrar o rosto de forma deslumbrante e com naturalidade, e “Realismo”, um desfile dos figurinos e conceitos acerca do tema. Já no vogue, a disputa será de “Performance com as mãos” onde é necessário apresentar destreza, truques e ilusões com os membros superiores e “Vogue Femme” para iniciantes que quiserem arriscar nas caminhadas, quedas e os outros elementos do estilo.

Baile Banzé: Musa Tropical

Data: 31/01/2020

Horário: 19:30h

Local: Residência da UFBA – Corredor da Vitória

Entrada Gratuita
FernandaConceição_Ball_1712_39.jpg

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.