Festa do Senhor do Bonfim 2020


Foto Marcelo Reis

A celebração da Festa Jubilar do Senhor do Bonfim 2020, conhecida nacional e internacionalmente como a Lavagem do Bonfim, uma das mais importantes do calendário de festas da Bahia, vai acontecer entre os dias 9 e 19 de janeiro. E o ponto alto ocorre no dia 16, a lavagem das escadarias da igreja. É feita por baianas tradicionais ( para elas o Senhor do Bonfim, é Oxalá, no sincretismo religioso) que saem da Igreja da Conceição da Praia, bairro do Comércio, junto com o cortejo dos católicos e uma multidão em direção à Colina Sagrada, acompanhando a imagem do Senhor do Bonfim que foi levada na véspera, em procissão marítima, para a referida igreja.

Neste dia, se aplica a frase dos antigos que diz: “Quem tem fé vai a pé”. E baianos e turistas adotam o branco e azul celeste, a cor do orixá, e seguem em procissão a pé, da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, Itapagipe, onde se localiza a Basílica do Senhor do Bonfim, percorrendo 8  quilômetros. Quando a procissão chega à Colina Sagrada, baianas trajadas a caráter lavam com flores, folhas e água de cheiro as escadarias da Igreja, por isto se usa também o termo “Lavagem do Bonfim”. O costume é da época dos escravos, quando estes lavavam as escadarias das igrejas para as festas.

Festa Católica

Foto Fábio Marconi

Os festejos católicos começam dia 9 com a tradicional novena preparatória, às 19h, que terá como tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção” e lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da tua cruz”, em sintonia com o Ano Jubilar, em comemoração aos 275 anos da chegada da Imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

Na edição 2020 os festejos terão importantes novidades. Durante todos os dias da festa, a partir das 14h, os fiéis poderão participar da Quermesse da Colina e experimentar os doces, salgados e outras iguarias, bem como adquirir produtos artesanais que serão vendidos nas barraquinhas instaladas na Praça. Após a celebração da novena, o público contará com atrações culturais e recreativas.

Além disso, no dia 16, o ritual da lavagem será realizado nas escadarias da Basílica Santuário, e, na véspera (dia 15), a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim será conduzida até o 2º Distrito Naval, com acompanhamento de várias embarcações, formando um espetáculo a procissão marítima. O andor que levará a Imagem do Senhor do Bonfim será conduzido em uma grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira.

09/01 – Quinta-feira, às 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.

19h – 1ª noite da novena

Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira, Reitor da UCSAL.

Dia 10 – Sexta-feira, às 19h – 2ª noite da novena

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia de N. S. da Assunção – Itaigara.

Dia 11 – Sábado, às 19h – 3ª noite da novena

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor – Centro Administrativo da Bahia – CAB.

Dia 12 – Domingo, às 19h – 4ª noite da novena

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de N. S. da Vitória – Canela.

Dia 13 – Segunda-feira, às 19h – 5ª noite da novena

Pregador: Pe. Alex Almeida, Pároco da Paróquia de N. S. da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari.

Dia 14 – Terça-feira, às 19h – 6ª noite da novena

Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, Pároco da Paróquia de N. S. do Ò – Paripe.

Dia 15 – Quarta-feira, às 19h – 7ª noite da novena

Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição – Periperi.

15h – Saída da Imagem do Senhor do Bonfim até o 2º Distrito Naval.

Dia 16 – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, às 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das Escadarias da Basílica.

Dia 17 – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena

Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R –Vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.

Dia 18 – Sábado, às 19h – 9ª noite da novena

Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

19/01/2020 – Domingo – Dia da Festa

5h – Alvorada

Horários das Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 15h.

10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

16h – Procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.

Encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.